22 de novembro de 2011

Haves and have-nots

If people in the Anglosphere don’t have to call Germany Deutschland, Armenia Hayastan and South Korea Hanguk, why do they HAVE to call Ceylon Sri Lanka, Burma Myanmar and Byelorussia Belarus?

If people in the Anglosphere don’t have to call Munich München, Florence Firenze and Prague Praha, why do they HAVE to call Peking Beijing, Bombay Mumbai and Canton Guangzhou?

29 de setembro de 2011

Os discretos impostos de cada dia…

num texto do Alexandre Garcia:

Você passa o dia trabalhando e quase metade do seu trabalho, como você sabe, é para os impostos. Afinal, a caneta que você usa é um exemplo: 48,69% de imposto. Volta à casa suado, cansado, quer um banho revigorante. 42% do seu sabonete é imposto; mais da metade do seu tubo de xampu, 52,35%, é imposto. Para se secar, usa a toalha em que você pagou 36,33% de impostos. A sua pasta de dente paga 42% de tributos e não perdoam nem sua intimidade: o papel higiênico está onerado com 40,5%…

Mas você é um cidadão exemplar. O DVD que vai distraí-lo à noite não é pirata. Você preferiu pagar o imposto de 51,59%. Vai rodá-lo num aparelho de tem 52% de impostos, e que você comprou por telefone, em cuja conta vieram 47,87% de tributos. A eletricidade consumida vai aparecer na conta do fim do mês acrescida de 45,81% de impostos.

Comparando as ilhas de Björk e Rihanna

http://www.wolframalpha.com/input/?i=Iceland+%2C+Barbados

11 de setembro de 2011

Há dez anos atrás

Estava agora atônito olhando para a TV que foi ligada no trabalho para mostrar os atentados. E também tentando acessar a internet (vários sites foram abaixo — a CNN foi derrubada imediatamente e só com o tempo começou a mostrar umas fotos e algumas linhas de texto em seu site — e até mesmo o Google na época colocou na sua home uma mensagem dizendo para o pessoal se informar nos rádios e TVs mesmo…) e tentando entender e escrever (aqui no blog mesmo) sobre o que acontecia naquele momento caótico.

Antes disso tudo parecia ser uma manhã tranquila de trabalho… até o filho da chefe da empresa chegar na minha sala e avisar assustado o que ele tinha acabado de mais ou menos saber.

Na hora do almoço, andando pela Tok & Stok e pelo Shopping Eldorado, e claro, todo mundo meio atordoado também, tentando manter a rotina mas ao mesmo tempo embasbacado olhando para a TV. Até mesmo o boteco que ficava perto da minha empresa, a visão era a mesma. Tudo parecia assustador e de repente os momentos anteriores àquilo pareciam absolutamente obsoletos. Nas minhas elucubrações cheguei a imaginar que naquele mesmo dia os EUA acabariam jogando um míssil nuclear no Afeganistão, vejam só…

Não adianta reclamar…

…que mais uma vez vão falar do aniversário dos ataques de 11 de setembro. Foi um evento histórico (como a queda do Muro de Berlim, a chegada do homem à Lua, o bombardeio a Hiroshima ou o início da II Guerra Mundial), e vão sempre lembrar dele, principalmente nos aniversários “redondos” tipo 10, 15, 20, 25, 30 anos…

30 de agosto de 2011

A alma dos negócios

Aposto que amanhã ouvirei na rádio CBN deputados federais defendendo o fim do voto secreto na câmara. Aposto que uns dias depois, o assunto vai voltar para as gavetas e não vai se falar mais nada sobre ele… até a próxima decisão impopular feita por voto secreto.

24 de agosto de 2011

A Renúncia de Jobs

August 24, 2011–To the Apple Board of Directors and the Apple Community:

I have always said if there ever came a day when I could no longer meet my duties and expectations as Apple’s CEO, I would be the first to let you know. Unfortunately, that day has come.

I hereby resign as CEO of Apple. I would like to serve, if the Board sees fit, as Chairman of the Board, director and Apple employee.

As far as my successor goes, I strongly recommend that we execute our succession plan and name Tim Cook as CEO of Apple.

I believe Apple’s brightest and most innovative days are ahead of it. And I look forward to watching and contributing to its success in a new role.

I have made some of the best friends of my life at Apple, and I thank you all for the many years of being able to work alongside you.

9 de agosto de 2011

Enquanto isso, há 345 anos atrás…

http://en.wikipedia.org/wiki/Great_Fire_of_London

2 de agosto de 2011

Não foi desta vez

Os EUA conseguiram evitar o calote. Para o desgosto de muitos anti-americanos de plantão…

29 de julho de 2011

A proibição do “Filme Sérvio” (ou: para que serve o artigo 5º da constituição do Brasil mesmo?)

Olha… aqui nem vai uma defesa do filme em si, que não assisti e nem pretendo (ler o plot dele no Wikipedia já me foi aterrorizador o suficiente…). Mas a questão é que proibindo o filme do jeito em que nosso querido judiciário está fazendo é o mesmo erro que foi cometido na época do “Je Vous Salue, Marie” do Goddard, que foi proibido na era Sarney.

Com um agravante: hoje em dia a Constituição brasileira veda a censura. Só que muitos juristas, em nome dum suposto “bem”, acham melhor ignorar isso.

Estão falando que o filem seria uma exibição apologia ao crime. Errado. O filme pode ser repugnante, mas além de ser uma obra de ficção, ainda assim essa ficção nem de longe se presta à propaganda às práticas das barbaridades perpetradas no filme. Seria mais ou menos como proibir filmes do Freddy Krueger por ele fazer apologia do assassinato…

Anyway, o que pega é que no Brasil, apesar de já estarmos longe do Estado Novo e da ditadura militar, não tem ainda uma cultura de liberdade de expressão desenvolvida. Aqui a liberdade de expressão só vai até a página 9; quando ela começa a incomodar de um jeito ou de outro, buscam-se meios para censurar previamente.

E o espírito da liberdade de expressão é justamente permitir circular as opiniões e obras pelas quais você não tem apreço nenhum.

14 de julho de 2011

A reprise da novela “Vale Tudo” vai ter seu último capítulo hoje no canal Viva

Bem-escrita, bem-dirigida e bem-atuada… e numa época difícil. Um grande clássico da TV no Brasil. E ainda não havia a patrulha do politicamente correto (e do ministério público, fazendo dublagem de censura).

2 de maio de 2011

Daqui pra frente, tudo vai ser diferente

A Al Qaeda perdeu seu Hitler.

How 'Operation Kill bin Laden' Went Down

Senior Administration officials said they had been monitoring the compound since last August, ever since a courier known to be trusted by bin Laden, as well as the courier's brother, began living there. "Everything we saw — the extremely elaborate operational security, the brothers' background and their behavior, and the location and the design of the compound itself — was perfectly consistent with what our experts expected bin Laden's hideout to look like," one official said early Monday. "Our analysts looked at this from every angle, considering carefully who other than bin Laden could be at the compound. We conducted red team exercises and other forms of alternative analysis to check our work. No other candidate fit the bill as well as bin Laden did."

MORRE DIABO

http://thelede.blogs.nytimes.com/2011/05/01/bin-laden-dead-u-s-official-says/

22 de abril de 2011

OIha só que coisa

O dia da tentativa de independência (a Inconfidência Mineira), o dia da independência e o dia da proclamação da república são feriados… mas por que não o dia do descobrimento do Brasil, 22 de abril?

(antes que você venha falar “oh, não! mais um feriado para destruir a produtividade do Brasil!”, lembre-se que o feriado de 3 de outubro que era usado para eleições foi discretamente surrupiado há uns anos atrás…)

Serginho Leite


1956-2011

13 de abril de 2011

Historinha corporativa

Uma pequena empresa inovadora faz um produto que chama atenção no mercado, aí então ela é comprada por uma grande empresa… que trata de acabar com o produto e com a subsidiária, que era a antiga pequena empresa inovadora. Quantas vezes a gente já viu esse filme mesmo?

9 de abril de 2011

Ah, sim…

…o fundador da revista Playboy, Hugh Hefner, faz 85 anos hoje. Parabéns para ele!

31 de março de 2011

Escuta, se o Brasil tem um movimento ambientalista “tão forte” assim…

…o que explica o fato de ainda usarmos amianto e diesel com chumbo?

O aniversário do Golpe de 64 saiu das comemorações oficiais das forças armadas brasileiras…

…mas os clubes militares, entidades independentes, emitiram uma nota a respeito… à qual respondi assim.

22 de março de 2011

Hoje, há 200 anos atrás…

…as principais ruas e avenidas de Manhattan foram definidas:

“Described by some historians as the single most important document in New York City’s history, the right-angled layout spurred unimagined development.”

17 de março de 2011

E aí, mundo civilizado…

…não vai fazer nada e vai assistir o Coronel Kadafi ganhar a parada como se nada tivesse acontecido?

PS: http://twitter.com/ksilveira/status/48486849257291776

24 de janeiro de 2011

10 anos de blog

Hoje faz exatamente uma década que escrevi meu primeiro post neste blog.

Não dá para comparar como as coisas eram naquela época com o que são hoje em dia. Se naquela época os blogs eram vistos como a grande novidade em realção às hoje extintas páginas pessoais do GeoCities, hoje em dia eles existem em muitos casos como uma ferramenta “pro” a serviço de jornalistas, e no campo da geração de conteúdo pessoal ele foi sucedido pelas ferramentas de comunicação/rede social (nome aos bois: twitter e facebook).

Quando olhamos para trás, vemos que as ferramentas que nos maravilhavam na primeira encarnação do Blogger.com hoje em dia nos parecem limitadas e toscas — os comentários tinham que ser fornecidos por algum serviço externo como o RateYourMusic e as imagens tinham que estar hospedadas em outros sites que geralmente não ofereciam espaço razoável. Mas a evolução das coisas é assim mesmo.

Engraçado. Se por um lado parece muito tempo, por outro lado parece que foi ontem, assim como parece que foi ontem que eu ouvi Gorillaz pela primeira vez no rádio. Coisas da idade? Talvez. Mas o fato é que, ainda que eu poste por aqui muito pouco hoje em dia, o blog foi a ferramenta fundamental para eu conhecer amigos que estão por aí comigo até os dias atuais. E também a informações, sites, festas, etc.

Bom… acho que é isso.

23 de janeiro de 2011

Entre o que foi planejado e o que foi feito



Acima, o plano do início do século 20 de Saturnino de Brito para criar parques ao redor do Tietê no trecho que passa pela cidade de São Paulo; abaixo, a situação real que conhecemos.