31 de março de 2010

Capa de revista da semana


E eis aqui o processo de definição dela, no blog “Faz Caber” da revista Época.

26 de março de 2010

Eugenio Bucci fala sobre o apoio da esquerda brasileira a Cuba

“…o apoio incondicional à ilha virou um critério para separar o que é ser "de esquerda" do que é ser ‘de direita’. É irracional, mas ficou assim mesmo. Alguém que se insurja contra as prisões, as perseguições e as execuções em Cuba só pode ser ‘de direita’.”

“Simplista, não? Pois é assim que veem. A partir disso, afirmam que não vão ‘dar força para a direita’. Pelos mesmos motivos, não criticam os excessos do Irã e da Venezuela, como se sabe. Afinal, são todos anti-imperialistas e, conseqüentemente, aliados.”

“Quando se diz que a liberdade de imprensa é motor e indício das demais liberdades, é disso que se trata. Em Cuba não existe a liberdade de imprensa, assim como não existem outras liberdades. E, mesmo assim, alguns ainda insistem em dizer que aquilo lá é defensável.”


O texto completo está no site do Observatório da Imprensa.

22 de março de 2010

Mais um capítulo da série Google x China

Segundo o que a empresa anunciou em seu blog, agora basicamente o serviço que servia à China Comunista continental vai ser nada menos do que um redirect para o serviço deles na região autônoma de Hong Kong — que por causa de sua tradição britânica e dos arranjos de autonomia acertados na hora de seu retorno de comando de Londres para a China de Pequim, está livre dos mecanismos de censura na internet aplicados pelo Partido Comunista Chinês.

Vamos ver quanto tempo o Google aguenta até ser chutado pra fora do país, o que provavelmente vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Mas desde quando a companhia das letrinhas coloridas aportou na terra do Massacre da Praça Celestial, já daria para se saber que o desfecho seria algo como isso ou então dar uma de Yahoo, que colaborou com as autoridades chinesas na hora de localizar e prender um dissidente político cujo grande crime foi questionar a ditadura totalitária de seu país.

PS: Dito e feito. Não deu nem 24 horas para a China Comunista bloquear o acesso de seus cidadãos ao Google Hong Kong.

21 de março de 2010

Trabalhar de graça?

Estes dois posts falam mais a respeito do assunto tão caro a quem mexe com fotografia, design e trabalhos com direção de arte.

Mas pensando bem, apesar do foco dos posts o lance vale para todos os outros setores. IMHO.

20 de março de 2010

Garoto de Programa?

Queria aprender a programar para fazer MEUS programas para o meu computador, mas nunca tive a paciência/dedicação necessários. Queria aprender algo como C/C++, a Rainha das Linguagens de Programação. Mas é justamente a mais complexa e mais pedreira de se aprender.

OK que já criei coisinhas como batches, scriptzinhos, edição de recursos internos de arquivos e ícones… but that’s not enough.

Talvez também contribua para isso o fato de eu sempre ter sido um sujeito um pouco mais interessado pelo lado “visual” das coisas do que o do “matematicamente duro” delas. Preferi Humanas a Exatas, me formando em Publicidade na faculdade… depois de me formar técnico em Eletrônica no 2º Grau.

Lula, o anti-sionista

Reinaldo Azevedo falou mais a respeito.

18 de março de 2010

Pressão da opinião pública faz diferença

Pois é, né, depois de serem revelados os perigos anti-democráticos por trás do tal PNDH-3, o governo recuou e vai retirar dele justamente as propostas que colocavam a liberdade de expressão e o poder da justiça constituída em perigo. Melhor assim. Melhor para o Brasil. Se a gente tivesse aprendido mais a protestar e descer o sarrafo dobre aquilo que não aceitamos, com certeza muita coisa ruim não teria sido imposta à gente. Mas estamos aprendendo.

Mais um capítulo na história dos arquivos nacionais “fechados para sempre”

Fiquei sabendo hoje desta notícia de que o Itamaraty e os militares estão fazendo pressão para que o congresso desista de revogar o atual dispositivo que mantêm certos arquivos do governo brasileiro secretos para sempre, podendo serem vistos apenas pelos mais altos “echelons” do poder. Mas…

…afinal de contas, o que o Brasil tanto teria de esconder em relação à Guerra do Paraguai (que, vejam bem, aconteceu nos anos 60/70… do século 19!)? Algum genocídio, de repente? Se fosse ou se for, melhor ir ao público e assumir nossa grandes merdas passadas, aliás como as grandes democracias do mundo civilizado já fizeram.

Aliás, democracia que é democracia de verdade não possui documentos estatais eternamente secretos. Isso é tirar o poder de conhecimento da fonte da soberania de nossa nação, que é aquele componente que é maltratado por aí mas é sempre bem-lembrado na hora dos discursos bonitos e das eleições: o povo.

4 de março de 2010

100 anos de Tancredo Neves

Podem me chamar do que for, mas até hoje quando vejo as cenas do funeral e enterro do Tancredo Neves, eu sinto um aperto no peito.