25 de maio de 2009

Hoje é o dia

Hoje é o dia do orgulho nerd/geek, dizem (nunca soube exatamente a definição de nerd, dem a diferença entre nerd e geek, mas anyway…).

Hoje foi o dia em que, há 32 anos atrás, estreou “Star Wars”, o primeiro-que-virou-quarto filme da trilogia-que-virou-uma-série-de-seis, nos Estados Unidos.

E hoje também foi o “Dia da Toalha”, em homenagem ao livro “Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Enfim… talvez hoje é um dia para os nerds, mesmo…:-P

PS: do blog da revista Superinteressante: 10 jeitos de comemorar o Dia do Orgulho Nerd

Um comentário:

Flavio Donadio disse...

Atrasado, mas feliz de ver esse blog ainda bem vivo!

"Geek" é uma palavra recentemente criada para definir o que poderíamos resumir como "nerd sociável".

Durante anos, a palavra "nerd" foi usada para definir aquele sujeito anti-social ou recluso, gordo ou magro demais, acneico, de óculos e que passa todo seu tempo em um computador, lendo livros e/ou jogando RPG.

Como viver no computador é uma coisa normal na atualidade, foi inventada uma definição para aquele sujeito mais "aparentado", interessante por dentro (senão por fora) e que ajuda seus amigos a resolver problemas com computadores, iPods e outras traquitanas do mundo moderno.

Esse é o "geek": ele domina todos os games, é descolado e antenado, tem uma aparência legal, consegue manter relacionamentos sociais (especialmente com mulheres) e sabe tudo de internet, sem deixar sua paixão por ciência e tecnologia atrapalhar.

As entrelinhas: "nerd" não é "economicamente viável" como estilo de vida; "geek" é. Uma grande baboseira de marketing...

Por isso, não só no 25 de maio, faço questão de dizer: sou nerd e tenho orgulho isso! Com minha toalha no ombro e minha mulher ao meu lado! Sou até capaz de guardar minhas lentes de contato e tirar os óculos da gaveta...