28 de novembro de 2024

Raposo Tavares - mais um capítulo

Bom, pelo jeito hoje privatizaram/concederam o trecho urbano da rodovia Raposo Tavares (chamada de “Raposo Travares” por muitos por causa dos engarrafamentos diários).

Meus 2 cents:

Morei na região da rodovia até 2007. O que acontece é que os terrenos razoavelmente baratos nas imediações da rodovia causaram uma explosão populacional na região nas últimas décadas. O que era nos anos 70 área rural hoje em dia tem prédios e comércio.

Mas a questão é que a rodovia no trecho daqui da cidade de São Paulo acabou virando de fato uma avenida… mas sem desenho de avenida. Quem mora lá sabe que no geral a Raposo é um imenso corredor de asfalto com poucas áreas de entrada e saída. Vejam bem, mesmo vias expressas da cidade como a 23 de Maio têm um número razoável de alças de acesso. A Raposo não tem. 

Estão dizendo que além do pedagiozinho de lei vão alargar a rodovia criando pistas adicionais. Além disso poder ser ambientalmente complicado (pelo o que me lembro, a região da Raposo é praticamente um dos últimos lugares da cidade onde ainda há araucárias visíveis), o que pode acontecer é que o alargamento pode simplesmente atrair mais construções, com elas mais trânsito, e com isso o trânsito volta a ficar entupido de novo…

Não seria mais coerente encampar o trecho urbano da Raposo Tavares e converter em avenida comum, e pública?

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