13 de agosto de 2001

Não deu certo.
Estou sem linha telefônica em casa nem acesso à Internet desde sábado.

O que aconteceu foi o seguinte: Até o momento que eu digitei o post anterior no notebook do técnico, que já estava ligado no Speedy da minha casa, tudo corria OK (bom, OK em termos, porque antes desta conexão bem-sucedida ele tinha testado outros 2 modems ADSL que pareciam não estar funcionando). Vi alguns sites com conteúdo "High-Bandwich" como o da Versace, e depois disso fui feliz da vida plugar o cabo Ethernet no meu Mac 6100, que já estava devidamente configurado, tanto em termos de hardware (com o transceiver AAUI-RJ45 da Farallon) como em software (painel de controle TCP/IP configurado para Ethernet e DHCP server, como manda o figurino).

Só que no momento em que ia ver se a conexão rolava no meu Mac, o técnico rapidamente fez suas malas e foi embora, dizendo: "Olha, eu só faço a minha parte, que é a instalação física. Configurar seu micro, só com a Telefonica." Foi aí que detectei o problema. O Mac, por ter o TCP/IP configurado como está acima, detecta praticamente todos os números da conexão à Internet. Só que a comunicação entre servidor-Mac simplesmente não rola, de jeito nehum. Fuçei no Mac OS tudo que era possível para ver se havia algum prolema de software. Até mesmo pluguei e despluguei o transceiver e o cabo Ethernet... e nada.

Uma hora depois, a surpresa: pego o telefone, e descubro que ele está completamente mudo. Checo outras extensões da casa, que apresentam o memsmo problema. Ligo do meu celular para o suporte da Telefonica, digo o que aconteceu, e o que eles fazem? Encaminham minha ligação direto para o UOL, que não tem nada a ver com a história até agora, mesmo porque eu também estou tendo um problema no canal de voz da linha. Desligo o telefone, e testo novamente a conexão, inutilmente. Ligo novamente para a Telefonica, e depois de praticamente ter que gritar com a atendente humana de comportamento robótico para que ela não me encaminhasse para o UOL novamente, consigo falar com um técnico deles, que testou a linha e verificou que ela estava com defeito mesmo.

A Telefonica me ligou no domingo dizendo que hoje um técnico deles iria até à minha casa para verificar o que está acontecendo. Vamos ver se eles consertam isso de uma vez.

Nenhum comentário: