31 de março de 2009

Antes que eu me esqueça…

…sim, os EUA apoiaram o Glope de 64. Mas jogar a culpa toda na terra da águia da cabeça branca e na Guerra Fria que existia na época um jogo tão fácil quanto mentiroso. O fato é que o desrespeito à democracia na época (e em alguns casos, ainda hoje…), assim como o Pedro de Lara a a Aracy de Almedia, eram coisa nossa. O sociedade brasileira, a despeito das visões polianistas propagadas por historiadores, é de formação autoritária, corrupta e violenta, forjada em séculos de fidalguia, colonialismo, escravidão, absolutismo, somando-se aí no século 20 ao fascismo caboclo de Getúlio Vargas e as mazelas conhecidas da ditadura militar.

O Grande Desafio do Brasil neste século 21 é justamente desmontar esta estrutura antiquíssma para construir uma nova estrutura realmente democrática. Não está sendo e não vai ser uma tarefa fácil.

Golpe militar de 1964

45 anos esta noite.

É trsitemente engraçado lembrar que naquela época as “classes médias bem-informadas”, incluindo aí a grande imprensa, do país aopiaram o golpe, chamando-o de “vitória da democracia sobre o comunismo”. Mas João Goulart, além de nunca ter sido comunista, também era o presidente legítimo do Brasil, eleito democraticamente pelo povo, num governo constitucional. Foi o general-ditador Castelo Branco, que nunca foi eleito para absolutamente nada, que cassou políticos, fechou os todos os partidos políticos, impôs a censura, caneclou as eleições que estavam agendadas para 1965 e cancelou a constituição de 1946 através dos tais “atos institucionais”. Mas as tais classes esclarecidas não estavam nem aí para isso. A ditadura militar brasileira começou em 1964, mas a ficha só caiu em 1968, com o AI-5. Só que aí já era tarde demais e a ditadura já estava solidificada em suas estruturas de poder.

Aí veio o tal do “milagre econômico brasileiro” e Garrastazu Médici, Pelé e Roberto Carlos eram os ídolos das multidões que deliravam com Opalas e Fuscas transitando pela Transamazônica que havia vencido o tal “Inferno Verde”, como a Floresta Amazônica era chamada na época.

O Brasil só passou a ver a importância da democracia quando a crise do petróleo em 1974 causada pela Guerra do Yom Kippur e a posse de Jimmy Carter (que não era partidário da política anterior de Washington de apoiar incondicionalmente ditaduras anti-comunistas ao redor do mundo) na Casa Branca em 1977 começou a fazer a ditadura brasileira ruir.

Mas nessa altura o país já estava diferente, majoritariamente urbano, e com as consequências das políticass da ditadura começando a aparecer. Então veio uma conscientização gradual de todas as pessoas em favor da volta da libredade, em meio à ao caos da hiperinflação não-assumida, das favelas gigantescas, dos arrochos salariais, e um presidente que preferia sentir o cheiro dos cavalos e ir a Cleveland para operar o coração. Mas isso é uma outra história…

27 de março de 2009

Sintonizando a estação

E com a chegada do outono, o ano de verdade começa para valer. Ah, sim, é sempre uma boa leitura dos dois posts do Cris Dias sobre o assunto.

Twitter

Comecei a twittar hoje. É simples, mas com um grande potencial viciante…:-P