Aconteceu na tarde desta quarta-feira, quando eu estava no Pão de Açúcar da R. Alves Guimarães:
Num dos corredores encontrei uma mulher usando no blazer um broche com uma insígnia dourada de uma águia de duas cabeças. Olhei para aquilo e logo me lembrei da insígnia dos Habsburgo, família real que comandou o Império Austríaco por vários séculos, até a I Guerra Mundial.
A princípio deixei para lá e continuei fazendo minhas compras, mas a minha curiosidade foi mais forte e me fez voltar ao corredor em que a mulher estava. Foi aí que perguntei:
— Oi, desculpe, mas eu gostaria de saber uma coisa: a senhora tem algo a ver com a família
Von Hapsburg?
— Ah, não tenho não.
— É que eu tinha visto o broche, e a figura dele é muito parecida com o símbolo dos Habsburgo, que é a águia de duas cabeças.
— É verdade. Mas esse broche aqui eu na verdade comprei quando estive em Toledo, na Espanha. Lá eles tem uma grande tradição em ourivessaria e produção de objetos de metal, como espadas, essas coisas. Esse broche é feito em ouro, e mais um material que não consigo me lembrar agora…
— Seria laca?
— Não, mas talvez seja um material parecido. Bom, a cidade de Toledo é muito bonita, toda antiga, com casas e ruas em estilo medieval. Vale a pena você um dia viajar para lá para conhecer.
— É, quem sabe um dia…