Neste fim-de-semana me deparei com um site chamado
German Propaganda Archive, cujo tema são as peças de comunicação (folhetos, declarações, pôsteres, ensaios, etc.) das duas grandes ditaduras que assolaram a Alemanha no século pasado: a de Adolf Hitler na primeira metade e a dos comunistas pupilos de Moscou na segunda, na parte oriental do país.
É engraçado ver coisas como
um artigo de um jornal da SS criticando o Super-Homem ou
um texto dos anos 60 defendendo a construção do Muro de Berlim como “uma defesa contra o oeste e pela paz”, mas o que mais me impressionou foi ver
este poster de Stalin que foi divulgado na nascente Alemanha Oriental lem 1949.
Perceba que nos dizeres dele há as palavras “Füher” e “Kampf”, que eram diretamente relacionadas ao então recentemente derrotado Hitler, além da própria imagem do ditador soviético, que em termos de composição gráfica (busto com uma bandeira vermelha tremulando atrás) faz lembrar a do ditador alemão também.
Parece ter havido uma intenção de promover um não-declarado “transplante de carisma” de um líder para outro.
Update (11/07/2003): Para quem não entendeu, Füher em alemão significa “líder”, e esse era oficialmente o nome do cargo que Hitler ocupava e que acumulava as funções de presidente e de primeiro-ministro. Hoje em dia, essa palavra em geral é muito pouco usada na Alemanha justamente por causa disso.
E Kampf, que em alemão significa “luta”, é a palavra que figura no título que Hitler escreveu e que contém todas as bases das teorias racistas e nacionalistas do nazismo, o
Mein Kampf (Minha Luta).