30 de agosto de 2002


Tinha surrupiado este belo grab acima do site do Mario AV em 30 de maio deste ano, e fiquei pensando quem seria essa mulher que está de costas de maiô preto. Acabei não perguntando para o Mario, o tempo passou, até que, vendo os filmes do making of da capa da Macmania 96, descubro que ela é…


Fernanda Lima, veja só…:-)


Uma coisa que eu nunca vi ao vivo na minha vida foi um videocassete Betamax.
E provavelmente, a não ser que eu vá a um museu, eu ficarei sem ver mesmo.
Coisas ridículas que acontecem no Brasil: o Conselho Nacional de Trânsito aprova uma medida que deve ter sido elaborada provavelmente com a intenção de engordar os cofres dos estados e prefeituras com dinheiro de multas: a proibição de sistemas de viva-voz para aparelhos celulares em carros. O que? Não faz sentido deixar quem dirige incomunicável? Claro, mas parece que tem gente que nào se importa com isso…

Mas o engraçado desta história é que os agentes da CET em SP descobriram que é praticamente impossível saber se uma pessoa está usando viva-voz de celular no carro ou não, uma vez que a pessoa pode estar falando sozinha, ouvindo um fone de ouvido, sem contar que geralmente fones de ouvido, sejam quais forem, só podem ser identificados quando se está muito perto do carro.

Enfim, o Contran fez uma lei que além de ignorar a realiade das pessoas que precisam se comunicar, simplesmente não tem meios para ser cumprida.

É uma coisa surreal.
Li no Mario AV:

Em tempo: Wysiwyg manda avisar que a licença do Kit.net continua com a cláusula leonina que causou todo o furor - o que só atrapalha a argumentação da defesa e reforça a dos acusadores.

A cláusula leonina em questão é a que permite à globo.com poder ter direitos totais sobre tudo que seu assinante publicar. Isso constava também no contrato do Blogger Brasil, mas graças à pressão dos usuários a cláusula foi modificada. Interessante é saber que o Kit.net existe há um tempo bem maior que o Blogger Brasil, e pelo o que eu saiba ninguém havia atentado para essse detalhe escondido nas “letras miúdas”. E agora, globo.com?

Onde está Wally?
Druuna.
Um assunto recorrente nos blogs são seriados das TVs por assinatura, e a onda do momento é “Sex And The City”, estrelado por Sarah Jessica Parker.

Tenho que admitir: estou absolutamente por fora desse universo das novas séries norte-americanas, pelo simples fato de eu não possuir nenhuma TV por assinatura para assisti-los.

Mas eu cheguei a ver alguns episódios de “Friends” na TV aberta, por exemplo. E sabe o que eu achei? Eu achei completamente sem graça. Eu não sei, mas pelo jeito muitos desses seriados americanos me passam uma idéia de uma “happy-middle-class” às voltas com probleminhas relativamente estúpidos, com soluções relativamente fáceis e uma graça equivalente às piadas de salão contadas nas festas de confraternização de empresas.

Eu na verdade gosto muito, mas muito mais mesmo, de coisas como a antiga série “Um Amor de Família” (Married With Children), as animações “The Simpsons”, “Beavis and Butthead” e “South Park”, e coisas do gênero. Por que? Deve ser porque eu veja nessas séries um tipo de visão da sociedade americana, e também do ser humano em si, que condizem mais com a minha visão das coisas. Além do mais, o humor é mais cáustico, contundente, vai mais direto ao assunto sem meias-voltas ou anestesias, sem concessões ao “bom-gosto”, e por isso para mim soa mais engraçado e interessante.

Eu prefiro muito mais ver em seriados as questões de um vendedor de loja de calçados tentando fazer o carro velho pegar do que uma linda loirinha que mora num apartamento bacanudo em New York escolhendo entre o vestido Dior ou Versace para ir numa festa.

29 de agosto de 2002

Uma coisa que estou percebendo vendo o Toplinks é que enquanto no Blogdex (site americano que inspirou a versão brasileira feita pelo Cris Dias) há a predominância de notícias sobre tecnologia nos assuntos mais novos e mais linkados, nos blogs brasileiros os links predominantes são resultados de testes e links para outros blogs.
Apesar da insistência da garoa, do frio e da falta de companhia, acabei saindo neste início de noite para assistir a pré-estréia de um filme para a qual eu havia ganho um par de ingressos. Cheguei ao cinema uns 5, 10 minutos atrasado, e entrei imediatamente na sala escura. Lá dentro, vi na tela uma cena em que várias pessoas gritavam desesperadamente, ao som constante de balas de metralhadora. Pensei comigo: “eu não estou com espírito para assistir um filme desses”, e segundos depois fui embora de lá.
Ontem estava andando pela Av. Paulista quando entrei pela primeira vez no novo Instituto Itaú Cultural. Aquilo lá é lindo! Me senti por uns segundos com aquela sensação de caipira que vê a cidade grande pela primeira vez, principalemnte quando me deparei com aquela sala multimídia cheia de pufes e reetrâncias acolchoadas que servem de cabines de acesso à Internet, no qual pode se navegar sentado confortavelmente olhando para a tela e usando um teclado sem fio com trackpad. O lugar inteiro parece um daqueles cenários da MTV. Sem contar que há nas reetrâncias e nos pufes terminais onde se pode ouvir CDs e ver TVs por assinatura… muito louco.

Ao lado desta sala multimídia, há uma charmosa (e infelizmente cara) filial do café Trio, muito bem-decorada. E o povo que frequenta o local é variado e no meio há pelo jeito bastante gente interessante.

Em poucas palavras, um típico lugar bacana deste início de século XXI, como eu imaginava que seria a uns anos atrás.
Em por falar em balada favorita, adivinhem? Eu tocarei um set de músicas neste dia 7 de setembro… lá na Trash 80’s! Este é o flyer do mês:




Uia… minha balada preferida está no !ObaOba…:-)

28 de agosto de 2002

Denis Dias aproveitou uma ligação de telemarketing do Banco1 e… descascou-o de maneira exemplar.

27 de agosto de 2002

Vale lembrar que boa parte dos vereadores paulistanos envolvidos no escândalo da máfia dos fiscais e que foram defenestrados das urnas em 2000 são agora candidatos a deputados federais e estaduais.
Vendo o horário político na TV encontro uma profusão imensa de xerifes, sargentos, cabos, soldados, imagens das botas marchando, símbolos da ROTA… seria um desejo não-declarado de se retornar aos “bons tempos” do Estado Policial? Isso me dá medo.
Uma matéria do Folha Online diz que Uma a cada quatro pessoas é viciada em internet no trabalho:

Um a cada quatro funcionários de empresas dos EUA é viciado em internet durante o expediente. Eles gastam mais de um dia a cada semana navegando por sites que não-relacionados ao trabalho, segundo pesquisa da consultoria norte-americana Websense.

Espera um pouco… estabelecer que a partir do limite descrito acima a pessoa já é uma “viciada em Internet” é algo no mínimo exagerado. E além do mais, a empresa Websense, que elaborou a pesquisa, é especializada justamente em vender softwares de monitoramento de Internet em empresas; traduzindo em miúdos, são programas que espionam e vigiam o comportamento do funcionário on-line; e essa vigilância (e suas consequências para o funcionário vigiado) tem rendido vários processos jurídicos de invasão de privacidade por aí.

26 de agosto de 2002

Às vezes a gente encontra pessoas que não esperávamos em lugares inusitados. Eu, por exemplo, encontrei neste domingo à noite Fernanda Lima, olhando miçangas de uma barraquinha de camelô na Rua Augusta.
Pedro Doria escreve um artigo esclarecedor que alerta sobre a capacidade do novo sistema de TV digital a ser implantado no Brasil se transformar num “Big Brother” de seus telespectadores.
Estava lendo este post do Mauro Tojo sobre a relativa insignificância e brevidade da vida de nós humanos perante o tempo e o espaço quando pensei uma coisa: será que na verdade a busca incessante de Poder e de Descobrimento do Novo de muitas pessoas não tem a ver com um desejo íntimo de se tornar conhecido além das fronteiras do tempo e de sua própria vida? Afinal, a maioria das pessoas que são lembradas há séculos ou até milênios ou foram poderosas ou descobriram algo que mudou os rumos da humanidade.
E já que o post abaixo fala sobre barbárie, eu queria aproveitar para lembrar vocês que uma mulher foi condenada a ser morta a pedradas por ter feito sexo antes do casamento na Nigéria. A sentença foi definida por um tribunal religioso de um estado islâmico do país, e foi saudada com gritos de “Alá é grande” pelos que estavam acompanhando o julgamento do lado de fora do tribunal.

E o presidente do país, que poderia fazer alguma coisa para intervir, simplesmente lavou as mãos candidamente mesmo diante de apelos de organizações internacionais de defesa dos direitos humanos, por conveniência política.
Um artista chileno propôs para serem construídos no local onde antes era o World Trade Center 4 templos das principais religiões. Eu não acho uma boa idéia.

Isso porque se você pensar bem os atos do 11 de setembro foram causados justamente por consequências desastrosas da fé religiosa. E erguer no local monumentos em homenagem à fé ao meu ver tem algo de contrasensual.

Na minha opinião, o melhor seria a reconstrução das Torres Gêmeas, idéia aliás defendida por Salman Rushdie. Seria a demonstração mais clara que o verdadeiro mundo civizado não se curvou diante do grito irracional da barbárie.
É fogo aguentar trânsito congestionado na cidade de São Paulo em pleno domingo à noite.
Com vocês, Deise Teles e Sara Teles, gêmeas idênticas que aparecerão juntas num ensaio da próxima edição da Playboy.
Quanto à Sexy Trash 80’s deste sábado, eu só digo uma coisa: quem foi, foi, e quem não foi perdeu uma grande balada…:-)

24 de agosto de 2002

Saindo nesta sexta à noite, a cidade estava estranhamente mais vazia do que o normal, sem congestionamentos, com bares vazios e estacionamentos de shopping cheios de vagas.

E a Lua Cheia está linda.

23 de agosto de 2002

Grandes momentos do VMB 2002:

• A premiação do clip “Chapa o Coco”, rap de um sujeito apelidado X, feito pela Keyma Films, empreendimento do Tony de Marco, da Macmania;

Fernanda Lima, deliciosa num macacão de aviadora apertado de decote generoso, rebolando sexy para as câmeras, para apresentar… Caetano Veloso (de novo ele!) e Jorge Mautner. Mas essa um outra história…

• Massacrassion, a sensacional banda de heavy metal melódico de Hermes & Renato, tocando nos créditos finais. Foi uma das melhores coisas que eu já vi da dupla…:-)

Update (24/08/2002): O Tony tirou umas fotos dos bastidores do VMB, que estão hospedadas no site do Mario AV.

Eu preciso de um HD maior. Rápido.
Descobriram que um espantalho havia substituído um policial na guarita do Centro de Detenção Provisória de Taubaté, que a princípio deveria ser um presídio de segurança máxima, pelo que soube pela TV.

Ah, e é óbvio, muito provavelmente ninguém envolvido na segurança deste presídio deve ter recebido grana dos detentos para plantar o boneco lá, afinal de contas isso nunca acontece, né? Então…
Eu não posso deixar de falar aqui o quanto fatos como esse são horríveis.

22 de agosto de 2002

Muitas, mas muitas fotos de Madonna: madonnashots.com

21 de agosto de 2002

Lendo notícias como essa só fazem confirmar minha teoria de que crescimento econômico e destruição do meio-ambiente são irmãos xipófagos, e que só a regulamentação do primeiro pode limitar os efeitos maléficos do segundo.
O relógio de titânio é bem mais pesado que o Casio que eu costumo usar.
Não sabia que Han Solo tinha uma filha

20 de agosto de 2002

Muito engraçada a historinha “Situações Toscas que temos que passar por causa da profissão”, da Lenore…:-D
O Blogger Brasil já está no ar. Parece que ele tem recursos que a versão norte-americana não tem, como upload de imagens.
Tá bom, vai, mais um teste:





Você é "Imensidão Azul" de Luc Besson. Você é sonhador, único. Muito sublime e encantador(a).

Faça você também Que
bom filme é você?
Uma criação deO
Mundo Insano da Abyssinia


18 de agosto de 2002

Sem vontade de comprar o jornal de domingo. Acho que não tem nele nada do que eu agora realmente precise saber.

17 de agosto de 2002

Definitivamente, esta noite não foi nem um pouco boa. Mas pelo menos consegui dormir direito desta vez.

16 de agosto de 2002



Madonna, 44 anos hoje.


25 anos sem Elvis Presley.
Vi no Jornal Hoje uma matéria que falava sobre o caso de um garoto que será indenizado por ter perdido o olho enquanto trabalhava numa lavoura de tomate no interior de São Paulo, quando tinha 10 anos (hoje em dia ele está com 12). Nesta matéria, fiquei sabendo que a multa para os donos de lavoura onde há trabalho infantil é de reles 4000 reais. Quando ouvi isso, imedaitamente me veio à cabeça que as multas por pirataria de software aqui no Brasil na maioria das vezes ultrapassam, e muito, a esse valor.

Diz aí, qual é o crime maior?
Difícil acreditar como um sujeito pode escrever uma porcaria equivocada destas dimensões.
(pescado do Mario)

Update (17/08/2002): Nemo Nox me disse por e-mail que o jornal onde foi publicado esse artigo (The Washington Times) é de extrema-direita e tem como dono o coreano Sun Myung Moon, mais conhecido como o milionário reverendo Moon, que também usa o jornal como meio de evangelização. Bom saber…
Uia… o JT fez uma matéria sobre as festas alternativas que rolam no Centrão de São Paulo, e entre elas está a Trash 80’s, que eu costumo frequentar…

Ah, em por falar nisso, eu vou tocar um set nesta festa dia 7 de setembro. Já estou gravando os CD-Rs.
Bom, eu registrei meu blog no BlogTree, e depois de alguns dias registrei meus “pais”: Mario AV, Jean Boëchat, Caio Barra Costa e Jeffrey Zeldman. Quanto a esse último eu fiquei meio que na dúvida se colocaria ou não, porque afinal de contas eu comecei a acompanhar a parte atualizável do site dele em 1997, época na qual pelo o que sei não existia o conceito de “weblog”…

15 de agosto de 2002

Apple Computer, 14 de julho de 1997.
Cara, esses programas “femininos” da tarde… ou são receitas, ou são fofocas sobre novelas da Globo e seus atores, ou são casos escabrosos devidamente transformados em circo de péssimo gosto. Eu não sei o que é pior: pensar que existe gente com mente limitada o suficiente para acompanhar esses programas ou gente que faz programas como esses.
O Diabo do Consumo soprou no meu ouvido, e acabei comprando a revista VOGUE Brasil por R$12,50. Na verdade, a edição deste mês é um calhamaço de quatro revistas: a VOGUE propriamente dita, VOGUE Jóias, VOGUE RG (que deu recentemente um festão no Cafe Photo) e a VOGUE Beleza, com uma bela mulher de biquíni branco imersa em leite na capa.

Nesta edição sobre beleza me chamou a atenção uma entrevista com Washington Olivetto. Nela, o renomado publicitário fala basicamente o que já se suspeita: ele praticamente não tem grandes cuidados com a saúde nem se liga em esportes ou qualquer tipo de tratamento cosmético/corporal que mereça nota. Mas peraí, se é assim então por que ele está aparecendo numa revista que trata justamente desses assuntos?
Acho engraçado o lobby negativo em relação à cultura pop dos anos 80 ou ao seu revival. Toda hora leio por aí “ah, esse negócio de se lembrar de épocas passadas não tem nada a ver” ou “ah, os anos 80 foram a década perdida” ou “o que os anos 80 produziram foram puro lixo”.

Mas, quando se fala dos anos 60 ou 70, o discurso muda: “ah, anos nostálgicos”, ou então, “ah, que bom esse revival que traz de volta uma época tão maravilhosa” ou ainda “nossa, essa banda é banda é muito boa, pois traz grandes refrênacias a Led Zeppelin*”.

Ah, faça-me o favor…

*Led Zeppelin, aliás, é uma banda que eu não suporto ouvir.
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não arrisca vestir uma cor nova e não fala com quem não conhece, destrói seu amor próprio e passa os dias queixando-se da sua má sorte, ou da chuva incessante…

Heloisa

14 de agosto de 2002

Aviõezinhos de Post-It.
Você sabia que, se você entregar um bebê para qualquer pessoa, de qualquer lugar, de qualquer idade, sendo ela destra ou canhota, ela vai colocá-lo na imensa maioria das vezes com a cabeça do bebê virada para o lado esquerdo do peito? As fêmeas dos macacos se comportam exatamente da mesma maneira com seus filhotes. Os cientistas supõem que esse comportamento instintivo tenha como razão o fato de que o filhote se acalmaria ao sentir as batidas do coração da mãe.
Pode não parecer, mas os répteis mais aparentados com as aves são os crocodilos. Isso porque os crocodilos, assim como os dinossauros (dos quais saiu uma linhagem que deu origem às aves) e os pterossauros descendem dos lagartos tecodontes, que andavam pela Terra durante o Triássico, primeiro período da Era Mezosóica após o fim do Permiano da Era Paleozóica.

Assim como as aves, os crocodilos possuem coração de quatro cavidades (os outros répteis possuem 3 cavidades cardíacas), e costumam construir ninhos e cuidar dos filhotes quando nascem.
Os perissodáctilos são uma ordem de mamíferos ungulados (com cascos nas pontas dos pés) que possuem patas com um número ímpar de dedos. E os animais que integram essa ordem são os equinos, as antas e os rinocerontes.

Para os olhos de um leigo, um cavalo se parece muito mais com um boi ou com um veado do que um rinoceronte ou uma anta; a anta se parece muito mais com um porco do que com um cavalo ou um rinoceronte; e o rinoceronte se parece muito mais com um hipopótamo ou elefante do que um cavalo ou uma anta.

O que aconteceu foi que há muitos milhões de anos atrás um animalzinho pequenino que vivia nas densas florestas do período Eoceno (logo após a extinção dos dinossauros na Terra) começou a povoar ambientes diversos.

Um grupo desses animaizinhos começou a viver em pradarias abertas, podendo comer grama em grandes quantidades e correr livremente por grandes distâncias. Estes se transformaram com o tempo nos equinos que temos hoje, como os cavalos, asnos e zebras.

Outro grupo continuou a viver em florestas fechadas mas uma maior oportunidade de alimentos possibilitou a seus descendentes a ter um tamanho maior, e a desenvolver uma pequena tromba flexível para pegar diferentes tipos de vegetais. As antas acabaram se originando daí.

Um terceiro grupo também foi para as pradarias, mas acabou ocupando um nicho ecológico diferente dos cavalos, e adotando um modo diferente de vida, solitário ou em pequenos grupos. Para se defender dos grandes carnívoros, eles além de aumentarem de tamanho desenvolveram como armas de defesa chifres na ponta do focinho e uma pele grossa. E assim surgiram os rinocerontes.
Separados no nascimento: Manuel Bandeira e Jean-Paul Sartre.
Eu vi nesse domingo no JT uma matéria falando a respeito de novos escritores que também são bloggers.

Até aí nada de mais; se uma pessoa quer escrever um livro, tem um blog, o editor se interessa pelo material do blog e o livro acaba sendo publicado, por mim tudo bem.

Mas o problema é que ao meu ver pessoas de imprensa estão tentando categorizar o gênero “blogueiro”, que segundo eles parece ser um sujeito de menos de 25 anos com piercings, roupas descoladas e fã de “música pop” (seja lá o que isso significar) que gosta de escrever sobre problemas afetivos/sexuais na Web. E pior, tenta-se encaixar o “movimento blogueiro” dentro de uma tal “Geração 00”.

Peraí, qualquer pessoa mais bem-informada ou que navega na Net com um pouco mais de interesse e atenção sabe que os blogs e seus respectivos postadores são muito mais variados do que a superfície estereotipada imagina.

Um blog pode ser dos mais variados tipos e com as mais diferentes intenções. E todo o tipo de gente bloga aqui no Brasil, de ex-strippers a estudantes de medicina, passando por oftalmologistas, programadores, publicitários, economistas, artistas plásticos, fonoaudiólogas, paisagistas, etc. e etc…

13 de agosto de 2002

Fui hoje no Shopping Iguatemi quitar um pagamento na C&A. E voltando pela Faria Lima por volta das 7:20h da noite, presenciei a seguinte cena: uma moça passava pela calçada na altura do Banco Real, quando da saída do estacionamento do prédio onde está o banco sai de repente, com toda velocidade, uma mulher completamente vestida de preto, parecendo ser uma mendiga. Ela grita “filha da puta!” e bate com toda a força um sapato no ombro nu da moça que passava, e sai correndo logo em seguida.

Chego ao lado da moça atingida, e ela está parada, mostrando no rosto a dor e a perplexidade diante do ataque vil, e no ombro a marca vermelha da pancada que recebeu. Eu e um pequeno grupo de pessoas começa a falar com ela para acalmá-la e para tentar também entender um pouco mais sobre o acontecido, para ver se era possível ajudá-la de alguma forma. Ela falou que nunca tinha visto aquela mulher, que ao que tudo indica parecia ter problemas mentais.

Curiosamente, não havia nenhum segurança, policial ou vigia que estivesse visível para que o fato pudesse ser comunicado e alguma providência pudesse ser tomada. Pessoalmente duvido que não houvesse algum deles pelo local…

A mulher e eu acabamos após alguns minutos de conversa seguindo nossos caminhos, e depois disso fiquei imaginando a respeito da imensa neurose urbana que parece nos rondar.
The Hives, The Hives, The Hives, um monte de gente falando e eu não sabia ainda que banda era essa. Pois agora acabo de descobrir que “Have You Said I Told You So”, rock maravilhoso que eu ouvia há tempos na pista do DJ Club, é deles! Nunca é tarde!
Mario, no tempo em que Figueiredo Ferraz pensou em fazer o projeto d a Av. Paulista o dinheiro internacional (principalmente norte-americano) vinha parcimoniosamente para cá, tornando possíveis obras e pesadelos arquitetônicos construídos pelo regime militar.
Eu poderia falar sobre como foi meu fim-de-semana, mas estou um tanto sem vontade de escrever sobre ele… mas ele foi bom, claro…

10 de agosto de 2002

“A mulher sensual para mim é a que mostra que está viva. Que possui sangue fervendo nas veias. Que é capaz de sentir cheiros e calor do corpo do outro.”

Alessandra Negrini na NOVA deste mês.
Foto linda da Adriana Lima no Stripped
Preciosa dica do Mario AV: SilverKeeper, freeware de backup para Macintosh da LaCie.
Sábado de sol.

8 de agosto de 2002

Sobremesa: morangos com mel.
Muito bom…
Pois é, não é só George Lucas que está fazendo prequels, continuações em que a história é anterior à ação do filme/série original. Descobri via Nemo Nox que irá estrear nos cinemas americanos Red Dragon, um filme que conta uma história que se passou antes de O Silêncio dos Inocentes, filmado em 1990.
O problema que se coloca agora é a exigência, do FMI, de que os principais candidatos se comprometam com os termos do Fundo para liberar o novo empréstimo de US 30 bilhões ao país anunciado ontem. De um lado, o Brasil precisa desesperadamente desse dinheiro. O candidato que transformar-se em obstáculo à concessão do empréstimo poderá ser acusado de agir contra os interesses nacionais. De outro, contudo, para que a democracia faça sentido, é preciso que os postulantes tenham a liberdade de recusar políticas do Fundo. Não são poucos os economistas que vêem pelo menos parte do receituário do FMI como importante ingrediente da atual crise. De novo, o candidato que apenas diga amém ao Consenso de Washington poderá atar-se a um passivo tão pesado que compromete a chance de caminhar no futuro.

Trecho do artigo de hoje de Hélio Schwartsman no Folha Online Pensata.
CDs baixam de preço nos EUA. Claro que isso tem a ver com a concorrência com o MP3, mas as gravadoras não vão admitir isso em público…
A coisa já está passando dos limites. Recebi um SPAM de simplesmente 81K de tamanho, em HTML e com imagens. Até que para mim que uso Speedy essa porcaria não demorou muito para ser baixada, mas imagina o “sortudo” que recebeu isso através duma conexão discada; ele ficaria felicíssimo, né?

7 de agosto de 2002

Busca bizarra do dia: alguém chegou aqui no meu blog procurando por fotos de picada de insetos.
Fui numa entrevista para um emprego hoje. É trabalho com diagramação e otras cositas em Mac, salário bom, não muito distante de onde moro, etc. Só que para trabalhar no local é necessário usar roupa social, com gravata e tudo. Aaaargh, eu odeio visual (e mentalidade) de pingüim corporativo…
Hoje está sendo um daqueles dias de “veranico” doentio, com o sol seco castigando cabeças a 31 graus centígrados e uma camada tenebrosa de cinza-poluição no horizonte.
A Avenida Santo Amaro é um dos lugares urbanisticamente mais feios da cidade de São Paulo.
Agora, uma letra de música:

GETTING AWAY WITH IT
(Electronic)

I’ve been walking in the rain just to get wet on purpose
I’ve been forcing myself not to forget just to feel worse
I’ve been getting away with it all my life (getting away)

However I look it’s clear to see
That I love you more than you love me

I hate that mirror, it makes me feel so worthless
I’m an original sinner but when I’m with you couldn’t care less
I’ve been getting away with it all my life
Getting away with it all my life

I thought I gave up falling in love a long long time ago
I guess I like it but I can’t tell you, you shouldn’t really know
And it’s been true all my life
Yes, it’s been true all my life

I’ve been talking to myself just to suggest that I’m selfish
(Getting ahead)
I’ve been trying to impress that more is less and I’m repressed
(I should do what he said)

Getting away with it...

6 de agosto de 2002

Eu sei que esse asunto já está um tanto frio, mas em todo caso gostaria de dizer que a eleição de Paulo Coelho para a Academia Brasileira de Letras não é esse cataclisma todo que disseram. Minha visào sobre isso é bem próxima à de um post que o Nando publicou há alguns dias atrás…
Eu já nem mais falo dos pontos de ônibus e dos ônibus: sempre quando se muda a administração da cidade, a maior parte dos pontos e pinturas dos ônibus são trocados, geralmente usando padrões totalmente diferentes dos anteriores para mostrar que a cidade está “sob nova direção”, ainda que os pontos anteriores estejam funcionando perfeitamente e a pintura dos ônibus não esteja descascada.

Só para se ter uma idéia do quanto isso é danoso, imagine esse mesmo troca-troca sendo adotado no Metrô, por exemplo.
Separados no nascimento: Chico Xavier e Max Fivelinha.
Estava assistindo o SP TV desta segunda quando vi uma matéria que mostrou uma sorridente Marta Suplicy fazendo a “inauguração” da distribuição de uniformes e material escolar para os alunos da rede pública municipal. Distribuição esta que está com um atraso de um semestre, como a reportagem frisou.

Mas o que me chamou a atenção mesmo (além da prefeita fazendo a cena de “tia boazinha” entregando o material para um garoto) era que todos os materiais tinham o logotipo da administração da prefeita, o “bonequinho” branco em um círculo vermelho, lembrando a estrela do PT.

Essa visão me lembrou as desagradáveis, melhor dizer ilegítimas, estratégias de propaganda estatal que o Maluf fazia quando era governador de São Paulo, há uns vinte anos atrás. Tudo que o Estado fazia vinha com aquele logotipo do mapa de São Paulo estilizado em duas setas, desde cadernos escolares até sacos de feijão e paçoquinhas da merenda escolar. Ah, sem contar as placas de inauguração de obras viárias, claro…

Vendo o JT descubro que isso já está inclusive rendendo uma batalha jurídica visando a proibição da distribuição desses materiais escolares com cara de kit promocional.

E alunos e escolas continuam como coadjuvantes de presepadas políticas…
Essa coisa de logotipos usados como arma de propaganda política me lembrou uma coisa: há uma passarela aqui na Raposo Tavares que até há pouco tempo atrás ostentava o logotipo da aminstração Maluf que eu citei abaixo. Detalhe: o logo era tão grande que era mais largo do que a própria viga de sustentação da passarela no qual ele foi fixado…
Ahhh, O.Y.M.…:-)
Finde:

Sábado, 18:00h: Estou na cozinha com meu pai, minhas irmãs e minha mãe jogando conversa fora e ouvindo CDs de gosto duvidoso…

23:00h: Vou ao Trash 80’s. Algumas coisas bizarras e outras muito boas aconteceram durante a noite. Dominique aparece meio de surpresa, e falo algumas coisas com ela, que vai embora por volta das 2:00h. Eu continuei na festa…

Domingo, 7:00h: Chego em casa “naquele” estado. Acho que vou dormir até umas 15:00h, mas misteriosamente meus olhos se abrem às 9:00h. Decido então me encontrar com o pessoal do lugaralgum na estação Liberdade do metrô às 11:00h.

12:00h: Estou almoçando num restaurante japonês ao lado da Praça da Liberdade com a turma. Depois de lá, fomos a uma padaria com uma grande variedade de pães e doces japoneses, e depois disso a um supermercado típico do bairro que curiosamente vende legítimas cervejas inglesas.

14:30h: Dentro do carro do Zé Geraldo, converso com Mario AV, Alexandre BAV e Ricardo a respeito de evangélicos, budismo e os suspeitos ingredientes usados na fabricação de salsichas.

15:00h: Chegamos até a banca onde o Mario trabalha aos domingos, no supermercado Extra da Penha. Comentamos sobre o que está nas capas da revistas, e aproveito para comprar uma ELLE com a bela Ana Hickmann na capa.

18:00h: Já de volta para minha casa desde as 16:00h, termino minha navegada básica na net… e vou para a cama dormir.
Para falar bem a verdade, nunca me senti tão blasé e não-empolgado com disputas presidenciais quanto agora. Deve ser porque eu já conheço relativamente bem esses macacos velhos que estão no páreo, e ao meu ver não há fatos novos na atitudes de nenhum deles que faça prestar atenção maior aos detalhes da corrida ao Planalto.
Vendo essa figura do Catarro, eu fico pensando: quem está beijando a mão de quem?
Terrorismo mental rola solto: nesta matéria da Agência Estado ficop sabendo que pelo o que o NY Times diz de uma forma mais ou menos nas entrelinhas, uma eventual vitória de Lula poderia trazer consequências sérias não só para o Brasil, mas vejam só, para o mundo…

Ai que meda!

5 de agosto de 2002

Cartão postal promocional lindo que eu peguei no Espaço Unibanco de Cinema:



É sobre o relançamento em DVD dos filmes clássicos da atriz.
Maya Velvet, uma stripper brasileira em Londres.
Foi um looooooooongo final de semana…

2 de agosto de 2002

O sinal do perigo: Ciro Gomes diz que pretende arrecadar dinheiro em seu governo subindo drasticamente o Imposto de Importação de produtos que ele diz “supérfulos”, como bebidas e perfumes importados.

Mas veja bem: o volume de consumo desses dois tipos de itens, por mais alto que seja, obviamente não é o suficiente para fornecer um eventual incremento de caixa nas contas federais. Daí, é possível a duas conclusões:

Hipótese 01: o programa de governo diz essas coisas para parecer “simpático” aos anseios popularescos de plantão, sem calcar as coisas na realidade econômica;

Hipótese 02: o governo de Ciro pretende colocar dentro da categoria de “itens de luxo” produtos como computadores, eletroeletrônicos, celulares e acessórios de informática, para que a arrecadação de I.I. possa ser significativa. Só que ele não diz isso agora para não ganhar a antipatia do eleitorado de classe média e dos formadores de opinião em geral.
O noticiário econômico continua com os vícios: nada cai, tudo “despenca”, nem que seja 0,01%; nada sobe, tudo “dispara”.