7 de outubro de 2012

Desde a proclamação da República, apenas 16 prefeitos de São Paulo foram eleitos pelo voto direto

O caminho para o paulistano escolher seu prefeito foi sinuoso e cheio de obstáculos. Desde a República, o paulistano foi às urnas apenas 16 vezes nesses 123 anos. O próprio cargo de prefeito só surgiria dez anos depois da proclamação. Com as Revoluções de 1930, 1932 e o Estado Novo, o paulistano viveria uma abstinência eleitoral de 27 anos. Durante o regime militar, foram mais 20 anos sem voto. Com o fim da ditadura, o eleitor voltou às urnas e a cidade vive o maior período com prefeitos eleitos pelo voto direto.

6 de outubro de 2012

Texto de Hélio Schwartsman: “A volta da censura”

Em tempos de YouTube e celulares com câmera, nos quais praticamente qualquer cena presenciada por um ser humano pode ser registrada e disponibilizada para todo o planeta, não é surpreendente que assistamos a um número cada vez maior de pedidos de censura judicial, isto é, de pessoas exigindo, via Judiciário, que as imagens e comentários sejam retirados da rede de computadores. O fenômeno chega ao paroxismo agora que o Brasil vive um período eleitoral em que milhares de postulantes a prefeito e vereador tentam evitar tudo o que possa prejudicar-lhes a candidatura e, para isso, contam com a mão amiga de uma Justiça Eleitoral excessivamente intervencionista e pouco afeita aos cânones do liberalismo político. A fórmula é complementada ainda pelos místicos e moralistas de sempre, que buscam na Justiça e fora dela calar as manifestações com as quais não concordam.

“Are we all Malufists now?”

Número de candidatos a prefeito em São Paulo que propõem claramente a demolição do Minhocão ainda durante seus quatro anos regulamentares de mandato: 0. Número de candidatos a vereador — até one pude saber — em São Paulo que propõem claramente a demolição do Minhocão ainda durante seus quatro anos regulamentares de mandato: 0. (os zeros também se repetem no que concerne à recuperação do antigo verde do Parque D. Pedro II e da demolição do Viaduto Plínio de Queirós, que liga a Av. Nove de Julho a si mesma e que matou a Praça 14Bis)