29 de setembro de 2011

Os discretos impostos de cada dia…

num texto do Alexandre Garcia:

Você passa o dia trabalhando e quase metade do seu trabalho, como você sabe, é para os impostos. Afinal, a caneta que você usa é um exemplo: 48,69% de imposto. Volta à casa suado, cansado, quer um banho revigorante. 42% do seu sabonete é imposto; mais da metade do seu tubo de xampu, 52,35%, é imposto. Para se secar, usa a toalha em que você pagou 36,33% de impostos. A sua pasta de dente paga 42% de tributos e não perdoam nem sua intimidade: o papel higiênico está onerado com 40,5%…

Mas você é um cidadão exemplar. O DVD que vai distraí-lo à noite não é pirata. Você preferiu pagar o imposto de 51,59%. Vai rodá-lo num aparelho de tem 52% de impostos, e que você comprou por telefone, em cuja conta vieram 47,87% de tributos. A eletricidade consumida vai aparecer na conta do fim do mês acrescida de 45,81% de impostos.

Comparando as ilhas de Björk e Rihanna

http://www.wolframalpha.com/input/?i=Iceland+%2C+Barbados

11 de setembro de 2011

Há dez anos atrás

Estava agora atônito olhando para a TV que foi ligada no trabalho para mostrar os atentados. E também tentando acessar a internet (vários sites foram abaixo — a CNN foi derrubada imediatamente e só com o tempo começou a mostrar umas fotos e algumas linhas de texto em seu site — e até mesmo o Google na época colocou na sua home uma mensagem dizendo para o pessoal se informar nos rádios e TVs mesmo…) e tentando entender e escrever (aqui no blog mesmo) sobre o que acontecia naquele momento caótico.

Antes disso tudo parecia ser uma manhã tranquila de trabalho… até o filho da chefe da empresa chegar na minha sala e avisar assustado o que ele tinha acabado de mais ou menos saber.

Na hora do almoço, andando pela Tok & Stok e pelo Shopping Eldorado, e claro, todo mundo meio atordoado também, tentando manter a rotina mas ao mesmo tempo embasbacado olhando para a TV. Até mesmo o boteco que ficava perto da minha empresa, a visão era a mesma. Tudo parecia assustador e de repente os momentos anteriores àquilo pareciam absolutamente obsoletos. Nas minhas elucubrações cheguei a imaginar que naquele mesmo dia os EUA acabariam jogando um míssil nuclear no Afeganistão, vejam só…

Não adianta reclamar…

…que mais uma vez vão falar do aniversário dos ataques de 11 de setembro. Foi um evento histórico (como a queda do Muro de Berlim, a chegada do homem à Lua, o bombardeio a Hiroshima ou o início da II Guerra Mundial), e vão sempre lembrar dele, principalmente nos aniversários “redondos” tipo 10, 15, 20, 25, 30 anos…