24 de janeiro de 2011

10 anos de blog

Hoje faz exatamente uma década que escrevi meu primeiro post neste blog.

Não dá para comparar como as coisas eram naquela época com o que são hoje em dia. Se naquela época os blogs eram vistos como a grande novidade em realção às hoje extintas páginas pessoais do GeoCities, hoje em dia eles existem em muitos casos como uma ferramenta “pro” a serviço de jornalistas, e no campo da geração de conteúdo pessoal ele foi sucedido pelas ferramentas de comunicação/rede social (nome aos bois: twitter e facebook).

Quando olhamos para trás, vemos que as ferramentas que nos maravilhavam na primeira encarnação do Blogger.com hoje em dia nos parecem limitadas e toscas — os comentários tinham que ser fornecidos por algum serviço externo como o RateYourMusic e as imagens tinham que estar hospedadas em outros sites que geralmente não ofereciam espaço razoável. Mas a evolução das coisas é assim mesmo.

Engraçado. Se por um lado parece muito tempo, por outro lado parece que foi ontem, assim como parece que foi ontem que eu ouvi Gorillaz pela primeira vez no rádio. Coisas da idade? Talvez. Mas o fato é que, ainda que eu poste por aqui muito pouco hoje em dia, o blog foi a ferramenta fundamental para eu conhecer amigos que estão por aí comigo até os dias atuais. E também a informações, sites, festas, etc.

Bom… acho que é isso.

23 de janeiro de 2011

Entre o que foi planejado e o que foi feito



Acima, o plano do início do século 20 de Saturnino de Brito para criar parques ao redor do Tietê no trecho que passa pela cidade de São Paulo; abaixo, a situação real que conhecemos.