29 de novembro de 2001

Você já ouviu falar de 2001, né? Então, neste filme o vilão principal não é propriemente uma pessoa, e sim, um supercomputador — HAL 9000. O interessante é notar que, até um pouco tempo atrás, o conceito de evolução da informática consistia no nascimento futuro do “cérebro artificial”, que a partir de um determinado momento competiria com os seres dotados de um cérebro convencional, feito de neurônios.

Seria a disputa homem-máquina, tema surrado no universo da ficção científica. Mas o que tem acontecido até agora é o seguinte: a informática, hoje quantitativamente muito mais disseminada em casas do que em centros de pesquisa e quartéis, tem dado a muitas pessoas o poder de ampliar os limites da sua mente.

Parece propaganda de LSD? Nada a ver. Ou não. Timothy Leary, panfletário lisérgico nos anos 60, já tinha dito recentemente algo como “para que drogas, se hoje temos o computador?”
Achei no 42:

“Tecnologia em informática é, para usar uma expressão de McLuhanesque, uma extensão de sua mente — se outras pessoas estão controlando-a, elas estão controlando sua mente.”

Engraçado é que eu estava para escrever sobre o papel do computador como... isso mesmo, extensão da mente.

27 de novembro de 2001

Mais um motivo para não dá para botar fé nas entidades filantrópicas no Brasil.
Minha irmã Andrea foi ontem à noite ao aniversário de uma amiga dela no bar Kintamani, no Itaim. Recusando-se a pagar R$6,00 para o manobrista, decidiu estacionar o carro dela por conta própria, numa rua próxima que estava um tanto escura, como várias outras atualmente devido aos cortes para economizar energia. Depois de umas três horas, minha irmã retorna ao local onde estacionou o carro e o encontra por lá. Com um furo na porta do passageiro e o painel danificado, sem o rádio que ela havia comprado no mesmo dia por R$400,00.

Ela ficou muito abalada, porque o carro que ela comprou (o primeiro dela) ainda nem fez um ano em suas mãos. E eu também, porque sempre quando coisas como essa acontecem tão próximo de mim fico me perguntando quem está garantindo alguma segurança para os cidadãos hoje em dia nesta cidade que parece viver em um estado de perigo, pânico e paranóia constantes.

25 de novembro de 2001

Está começando…
Eu não estou querendo saber do que exatamente a Astrid Fontenelle está fazendo na tarde da Bandeirantes. Se estivesse em casa durante à tarde, acho que até evitaria assistir. Prefiro mantê-la na minha memória como aquela garota legal que trabalhava como VJ da MTV.
Sempre suspeitei que a queda de qualidade nos canais não-pagos poderia fazer parte de uma estratégia não-declarada das empresas de TV de “forçar” a classe média (e outras pessoas com um bom-gosto razoável) a assinar canais de TV paga. Um exemplo: você percebeu que o lançamento do canal “Band News”, que é pago, coincidiu quase que exatamente com a mudança para pior na programação da TV Bandeirantes?
Leila Reis faz uma análise muito boa a respeito do terror que tem aparecido nas tardes da TV aberta.
Eu queria comentar aqui a respeito de uma notícia que saiu recentemente: o Ibama finalmente vai permitir a criação de animais da fauna brasileira, desde que vindos de criadouros autorizados.

Sábia decisão. A política que vigorava anteriormente era algo muito burro, porque a proibição punitiva pura e simples só servia para incrementar os lucros do tráfico de animais e prejudicar espécies e ecossistemas. Sem contar que ainda existe o seguinte absurdo legal que deveria ser corrigido: quem possui animal silvestre em casa é tratado legalmente da mesma foram que o traficante de animais, isto é, pela lei ele seria punido com prisão sem direito a fiança.

Deixemos de ser hipócritas. Papagaios e tartarugas são animais domésticos antes mesmo de Pedro Álvares Cabral ter chegado por aqui. É claro que há eco-chatos que dizem “oh, mas criar esses bichos em cativeiro é uma violação absurda às leis da natureza”. Mas vale lembrar que nossos animais domésticos “tradicionais” (cachorro, gato, galinha, cavalo, porco, boi) nada mais são do que descendentes de espécies da fauna silvestre do Velho Mundo.
O que eu quero para o Natal? Afinal, falta apenas um mês para ele chegar…
Mondo Bizarro: Raio cai em enterro, mata um e fere 3.

24 de novembro de 2001

Andy Warhol salva!
Nossa, eu só estou sabendo disso agora: para protestar contra a desorganização de um concurso de modelos (e ainda por cima fazer publicidade pessoal, lógico) a candidata Denise Mara Cardoso fez um strip-tease completo em plena Alameda dos Tajurás, complicando o trânsito local…
Meu primo Tiago Cheregati me enviou este comentário por e-mail:

“Lástima:

Maluf tendo 20 minutos do horário nobre pra se defender das "impiedosas" acusações contra ele...

E a Soninha do programa RG da TV Cultura (Sim, a TV CUltura!) tendo seu contrato rescindido porque afirmou na revista que fuma maconha...”


Pois é, acho que tenho algo em comum com ele além do DNA…
Mario, eu me inspirei a fazer o comentário sobre usuários de Mac e a linha de comando quando me lembrei da matéria “Mac X PC - O confronto final” que a Macmania publicou há mais de dois anos atrás. Ela critica duramente muitos aspectos dos PCs e do Windows que hoje estão presentes no Mac OS X: além da linha de comando, os arquivos “misteriosos” com nomes estranhos, que ficam dentro da pasta de sistema e dos quais não se tem a mínima idéia de sua função; as pastas com acesso restrito; a estrutura rígida dos diretórios; a inflexiblidade na instalação de programas; a configuração dos menus contextuais; e até mesmo a ausência de labels…
E enquanto isso, lagostas de Salvador esperam dentro da minha geladeira.
E enquanto isso, uma bateria toca samba numa escola (que não é de samba) perto da minha casa.
E enquanto isso, fico pensando no que fazer este sábado.
Não custa lembrar: É o dia, é a semana, é a merda.

23 de novembro de 2001

Hoje foi um dia de merda no meu trabalho. Vastíssima extensão de merda.
Smirnoff Ice salva!
O tormento de Nemo Nox continua:

“Ontem foi a minha terceira aula de desenho, com mais uma modelo da série terrores pelados. Desta vez uma quarentona simpática mas magrela e com uma bundinha murcha. Posso não aprender a desenhar, mas estas imagens assustadoras vão me perseguir durante anos.”

22 de novembro de 2001

We could be heroes. Just for one day.
Asssitindo de madrugada o "Vestibulando", na TV Cultura, vi na aula de História do Brasil um professor falar do último governo da ditadura militar, o do general Figueiredo (aquele que dizia preferir cheiro de cavalo ao cheiro do povo, e que foi operar o coração em Cleveland). Tudo me pareceu dolorosamente familiar.

Os militares arrancaram a presidência das mãos de João Goulart em 1964 prometendo tirar o Brasil da crise em que se encontrava (3 bilhões de dólares de dívida externa, inflação anual de 40%). Saíram 21 anos depois (mais de 100 bilhões de dólares de dívida externa, inflação na casa dos 200% anuais).
Você acha que quem paga (sem registro) 150 reais mensais para a empregada doméstica ao mesmo tempo que solta 500 reais para a filhinha brincar de consumista no shopping pode reclamar sobre os problemas sociais do Brasil?

21 de novembro de 2001

Você acha que quem não conhece nada mais além do que Microsoft Windows e Office em português pode se considerar um verdadeiro conhecedor de informática? Ao meu ver, não...
Nome de grupo musical que eu achei no saldão de CDs da Saraiva Music Hall do Shopping Eldorado (que pelo o que sei, vai fechar as portas em breve): Banda Macaca.

20 de novembro de 2001

A história de um 171.
Finalmente o Tourist Guy se revelou. E ele não é brasileiro. E ele não quer ficar famoso. E ele, ao contrário do que eu imaginava, realmente estava no World Trade Center quando a foto foi feita.
Ontem foi fogo: saí tarde do trabalho, cansado, chego em casa, o jantar demora para chegar... ligo a TV. Quem está lá? Maluf.
Aaaaargh!
Às vezes eu penso numa coisa: esse cuidado todo dos EUA em não criar atrito com países islâmicos ao mesmo tempo que bombardeia o Afeganistão para massacrar o Taleban e a Al Qaeda pode ter motivos subjetivamente mercadológicos.

Eu explico: se os EUA ficarem com uma imagem negativa demais no mundo islâmico, vai ter dificuldades de por exemplo vender produtos na Indonésia, país muçulmano com mais de 200 milhões de habitantes. E também haveria problemas na Malásia, um dos países classificados como "tigres asiáticos" e que também tem na maioria de sua população seguidores de Maomé. Sem contar que as classes privilegiadas de outros países do mundo islâmico têm dinheiro a rodo a gastar com produtos de luxo, que podem ser vendidos com margens gordas de lucro, e isso interessa a muitas empresas norte-americanas.
Parafraseando um post recente do Mauro, ela é a mulher mais linda do mundo.
E o Tony de Marco volta a fotoblogar...
MaGioZal. Agora, G3 Powered.
Sai de baixo!
:-)
Momento de grande expectativa. Daqui uns instantes vou desligar meu velhusco mas querido Mac 6100 (de onde estou blogando agora) e instalar nele uma placa de upgrade G3. A que eu tinha comprado originalmente há umas semanas atrás estava com defeito, e o pessoal da Aramis Brasil tratou de trocá-la pra mim.

Ah, meu Deus, minha bateria de PRAM está zerada, e a princípio eu deveria ter uma OK para fazer um negócio desses. Mas... vamos lá, daqui um tempinho eu volto aqui e conto para vocês como foi (ou não foi).

19 de novembro de 2001

17 de novembro de 2001

Há uns 11 anos atrás um cara passou para minha irmã, que repassou para mim, uma tabela contendo todo o alfabeto silábico japonês. Essa tabela deve estar em algum lugar aqui em casa, mas não a vejo faz muito tempo…
Eu sei que você jamais me perguntaria um negócio desses, mas mesmo assim eu vou responder: eu sei ler palavras escritas em alfabetos grego e cirílico. Quando eu tinha meus 14 anos sabia também alfabeto hebraico, mas com o tempo fui me esquecendo…
Acabei de me inscrever em mais um blog: LugarAlgum.
Ah, como foi bom ver Depeche Mode tocando no Europe Music Awards...:-)
Nota importante para usuários da Mac: Se você quiser fazer upload de arquivos via FTP sem ter que encarar programas com avisos chatos de shareware nem limitações de uma versão demo, a melhor escolha é o Fetch 3.0.3. Este programa é bem difícil da achar, uma vez que a empresa o gerencia atualmente só oferece as versões mais novas, com mais recursos, mas no estilo “shareware chato”.

Mas eu acabei achando um lugar de onde se pode baixá-lo.

16 de novembro de 2001

Até que enfim apareceu alguém com coragem suficiente para desmascarar o Ronaldinho.

Eu considero este jogador um caso típico de "craque feito ao contrário", algo que tem muito a ver com aspectos do ultra-capitalismo marqueteiro.

Basta lembrar que Pelé teve que primeiro mostrar ao Brasil e ao Mundo que era um grande jogador para depois ser convidado a aparecer em anúncios e ser patrocinado por empresas. Com Ronaldinho aconteceu o inverso: grandes empresas de comunicação e material esportivo (será que eu preciso citar nomes?) forçam a barra há anos para impor o jogador como o Messias do futebol.

Pense numa coisa: quais seriam os motivos que levam jogadores que têm mostrado muito mais futebol que Ronaldinho aparecerem muito menos na mídia do que ele?

14 de novembro de 2001

Bloggare, oh, oh... Cantare, oh, oh, oh, oh...
É interessante ver macmaníacos falando sobre operações em linha de comando como se eles não as abominassem até uns 2 anos atrás...
Quanto ao Harry Potter... Bem, nunca li um livro da série, e ele para mim ele me é neutro.
Agora, convenhamos: sair de óculos por aí por causa dele já é um pouco demais, né?
Frescuras do Google...
"Meus amigos sempre me disseram que eu tinha uma língua incrivelmente grande - Eu poderia ganhar um monte de dinheiro com ela um dia."

Annika Irmler, dona da maior língua do mundo.
Cê viu o novo clip da Böjrk?
Ela mostra os peitcho!
:-)
Questão importantíssima para os dias de hoje: você acha que Gisele Bündchen fez plástica no nariz?
Mistério: quando eu arrasto uma seleção de um pedaço de imagem do Photoshop 6 em português, aparece a seguinte mensagem: "Apagando Orifíco"... o que será que eles (os tradutores) quiseram dizer com isso?
Sobre o fim quase iminente da Polaroid: Já há tecnologia para câmeras digitais, certo? Certo, inclusive são elas que estão comento o market share da empresa. Já há tecnologia para fazer impressoras coloridas de alta definição portáteis, certo? Certo, aí estão as impressoras para notebooks que não nos deixam mentir. Então, por que não unir as duas coisas e readaptar o conceito (que é bom) da câmera que gera fotos instantaneamente para o século XXI?
Meu medo é que aconteça com a tomada do Afeganistão pela Aliança do Norte o mesmo que aconteceu no ex-Zaire: o que parecia ser a substituição de uma ditadura por um regime democrático não passou no final de uma reles troca de ditaduras...
Aliás, vale lembrar também que uma quebradeira econômica derrubou o sanguinário, corrupto e milionário Suharto, ditador da Indonésia de 1965 a 1998...
Esses fatos me lembraram como funcionava o sistema de sucessão presidencial mexicano. O candidato do PRI (RI de "Revolucionário Institucional"... piada boa essa), partido oficial do governo que controlou o país por 7 décadas, era indicado pelo "Dedazo" (Dedão), que era basicamente uma união de interesses entre PRI e os setores da elite econômica que o apoiavam. O candidato indicado pelo Dedazo não precisava se esforçar muito: com o apoio maciço dos meios de comunicação, da máquina do governo e de grossas fraudes eleitorais, ele podia sempre contar com a garantia de sua eleição.

O esquemão do PRI foi quebrado recentemente por fatores como a guerrilha de Chiapas, no sul do México, e a quebradeira econômica que assolou ou país em meados de 1997.
Meu, até quando o panorama da sucessão presidencial vai ser essa coisa modorrenta de Lula versus Anti-Lula, com o Anti-Lula sempre ganhando? Estamos nessa desde 1989...

Engraçado como as coisas são. Naquela época, Sarney era quase sinônimo de palavrão em termos político-eleitorais.
1986: Revista Veja: Capa: Fernando Collor, o Caçador de Marajás

1993: Revista Veja: Capa: Fernando Henrique, a Grande Sacada

2001: Revista Veja: Capa: O Fenômeno Roseana

MMmmmm, sei...

13 de novembro de 2001

“Inédito! Levamos drogas para a Bolívia!”

José Simão, na Folha de S. Paulo.

12 de novembro de 2001

Sim, eu consegui encarar a segunda balada consecutiva. E olha, foi bem legal...;-)

10 de novembro de 2001

Hoje eu vou lá no DJ Club. Depois da balada de ontem. Será que eu aguento? hehehe…
E nesta sexta mais uma vez fui na festa do Garagem. Aconteceu algo curioso: desde a primeira vez em que eu fui nesta festa, lá pelos idos de 1999, encontrei o local onde a festa acontece quase vazio. Só tinha eu mais alguns gatos pingados.

Fiquei me perguntando o motivo daquilo estar acontecendo, afinal de contas eu havia chegado no mesmo horário (12:30h) em que na última edição da festa mal dava para se andar pelo corredor do bar. Fui falar a respeito disso com uns caras que estavam por lá, e obtive a resposta: a galera estava no Upload, festival de bandas alternativas que está acontecendo nesta sexta, sábado e domingo, e depois do festival ela iria aparecer.

Não deu outra: entre 1:30h e 2:00h da madrugada, a festa voltou ao seu ritmo normal…:-)

P.S.: Aconteceram certas coisas lá na festa que eu queria escrever aqui no blog, mas estou meio na dúvida se é legal fazer isso ou não. Vamos ver…
Ontem quando chego em casa vejo a CPU de uma iMac Bondi Blue, sem a motherboard, que minha irmã foi buscar lá no Tatuapé (eu ganhei naquela reunião do pessoal do Maçãs, lembra?).
Senti uma estranha alegria em vê-lo (coisas que só um computador bem-desenhado pode provocar). É mais bela inutilidade doméstica que eu tenho em casa hoje...:-)

Se bem que ele poderia servir como aquário ou… ou… deixa pra lá, hehehe…

9 de novembro de 2001

Uia… Descobri que recentemente alguém visitou este blog usando um computador com o sistema operacional AIX versão 4, um UINX feito pela IBM.

Outra coisa interessante: teve outro alguém que passou por aqui usando um Netscape versão 0.alguma coisa…

8 de novembro de 2001

Com a derrota da seleção brasileira ontem, já se cogita a volta de Parreira no lugar do Felipão.

Se bem que se uma eventual desclassificação para a Copa do Mundo servisse para derrubar Ricardo Teixeira e seus asseclas da CBF, até que não seria tão ruim assim...
Céus! O Madame Satã está de volta!

A última vez que botei meus pés naquele lugar foi em 1996, quando a casa tinha sido renomeada para "The The"...
Nemo Nox, começando suas aulas de desenho em Miami:

"(...) Mas a grande atração da noite foi a nossa modelo. Eu sabia que teríamos modelo vivo, afinal a aula é sobre isso, mas não esperava que fosse uma modelo nua, muito menos uma senhora de uns sessenta anos e pesando uns cento e cinqüenta quilos. Foi um festival de banha, cada vez que ela mudava de posição a massa gelatinosa migrava lentamente antes de se acomodar. Assustador."
Aaaargh, que calor...
Essa é boa: no filminho Flash promocional para o Windows XP da Microsoft Brasil aparece um... PowerMac 8100! Este screenshot (do Juliano Vasconcellos) diz tudo...:-)

6 de novembro de 2001

Nestes tempos de Windows XP, vale a pena conferir este texto do Mauro Tojo, que fala da lógica especulativa na evolução da informática.
Para quem já leu o texto, eu queria fazer um adendo: parece que a Apple também caiu nesta estratégia. Quer um exemplo? Em 1996, o Mac OS 7.5.5 rodava desde no fraquinho SE/30 até o então poderoso 9600 multiprocessado. Hoje em dia, enquanto o Mac OS X não roda em nada abaixo de um G3 legítimo com 128Mb de RAM (e olhe lá), produtos como o iPod já não são mais compatíveis com a primeira geração do iMac.
Bloggerize it... Don't criticize it... Bloggerize it, yeah, yeah....
Deputados querem punir a Federação Paulista de Futebol (a casa do Farah) por ter selecionado gostosonas no lugar de jogadoras competentes para o campeonato paulista de futebol feminino.

Vale lembrar que é claro que coisas como essa NUNCA aconteceram na seleção de secretárias, atrizes, trainees de multinacionais, estagiárias de agência de propaganda...
Apenas para constar, o Paulo Maluf escapou mais uma vez da Justiça. E ainda por cima ganhou um prêmio incrível: ver as provas de causação contra ele próprio antes do Ministério Público colocar as mãos em qualquer papel. Nada mais justo, né? Afinal, só assim ele pode decidir por quais crimes ele merece ser punido! Solução perfeita!

Agora, sem brincadeira: tenho cá comigo a impressão de que Paulo Maluf jamais vai ser pego pela Justiça por dois motivos: um deles é a competentíssima equipe de bem-pagos advogados que o acessora; e a outra, menos alardeada, é o fato de Maluf ter uma extensa e forte rede de amizades e influências dentro do sistema judiciário paulista. Não é à toa que Maluf colocou o nome "Tribunal de Justiça" numa de suas recentes obras.
E os perueiros, que apoiram Marta Suplicy na eleição do ano passado? Tomaram direitinho. A prefeita está usando de todos os meios legais agora para estrangular a atividade dos lotações até extingui-los por completo.

Quem sofre as consequências, você sabe, é a população que não possui carro próprio, refém de ônibus que são mais indignos do que caminhões para transportar porco (acho que estes pelo menos respeitam convenções mínimas de espaço e conforto interno).

As lotações nada mais são do que uma reação da população ao descaso que reina no transporte coletivo, e da falta de alternativas modernas e eficientes de deslocamento de casa para o trabalho (leia-se aí metrô). Mas cadê planos e investimentos para efetivamente melhorar alguma coisa nesta área?

Eu não consigo ver nada de muito relevante neste sentido, além das cores dos pontos, cores dos ônibus e trajetos das linhas, que mudam sempre quando entra um novo prefeito.
O trânsito do trecho urbano da Rodovia Raposo Tavares de manhã está insuportável. Os engarrafamentos estão enormes, e antes trajetos que demoravam 15 minutos para serem feitos hoje demoram o dobro e até o triplo deste tempo. Eu me lembro disso porque moro na região desde 1989.

Segundo informações que eu tive, a coisa piorou dramaticamente desde este ano, quando passou a funcionar o pedágio da Rodovia Castelo Branco, paralela à Raposo. Graças à liberdade de ação concedida pelo governo que privatizou a rodovia, neste pedágio situado estrategicamente antes de Alphaville são cobrados R$3,50 na ida e R$3,50 na volta. Ouvi dizer que é uma das taxas de pedágio mais caras do mundo em relação ao trecho rodado em quilômetros. Chegaram a haver protestos em relação a isso, mas pelo jeito não adiantou muita coisa.

Para fugir do pedágio, moradores não só de Alphaville, mas de outros condomínios e de outras cidades que dependiam da Castelo Branco para chegar a São Paulo estão usando agora a Raposo Tavares (por enquanto sem pedágio) para fazer o trajeto. Logo, o trânsito aumentou e Vê o que se vê hoje.

E o que é pior: mesmo antes da sobrecarga atual, a Raposo Tavares já tinha sérios problemas de planejamento, e o mais grave deles é que a Rodovia, já duplicada há muitos anos, desemboca no Butantã em ruas estreitas, que até 30 anos atrás eram residenciais. E ainda por cima, há ao redor o tráfego de caminhões que precisam passar por lá se quiserem chegar à região Sul do Brasil.

Detalhe: esses caminhões poderiam fazer esse trajeto pelo Rodoanel Metropolitano... caso ele já tivesse sido inaugurado. Mas pelo jeito, ele só vai começar a funcionar em 2002. A promessa era de inauguração era para o segundo semestre deste ano, mas sabe como é, ano que vem é ano eleitoral...
For me, every day is a bad hair day.

5 de novembro de 2001

Minha mãe me disse hoje que o prato do dia do reality(?) show “No Limite 3” foi macarrão com minhocas vivas.
E depois a Globo vem dizer que zela pela “qualidade”, “classe”, “bom-gosto” e “conteúdo” da sua programação.
Ah, sei…
De vez em quando, consigo sintonizar uma rádio FM que está no dial antes da Gazeta FM, e que pelo jeito é pirata: chama-se “Radical FM”, e é especializada em dance music eletrônica. Alguém aí já ouviu?
Dilema: eu queria muito ir na noite “Androids” que o DJ Club vai promover nesta segunda-feira (pelo que sei, vai rolar muita coisa de technopop, que eu adoro). Mas como eu vou fazer, uma vez que tenho que estar lá no trabalho todo dia às 8:30 da manhã?
O blog do Alex Maron está de URL nova.
E chegou às super-bancas da cidade de SP a revista com as 100 melhores fotos da National Geographic. Vale a pena conferir…
No site da revista, você pode inclusive fazer o download de fundos de tela baseados nestas fotos.
Informação quase inútil (mas nem tanto):

Nem sempre os preços mais baratos se encontram nos lugares “mais baratos”. Por exemplo, um Hall's Sugar-Free sabor menta (embalagem azul) custa nos camelôs e bancas de jornal por aí entre R$1,20 e R$1.50. Na super-banca que fica na av. Cidade Jardim, próxima ao Pandoro, um lugar consioderado “sofisticado”, o mesmo Hall's sai por R$1,00.
Neste fim de tarde estava andando pela r. Oscar Freire quando fui dar uma olhada no hall de entrada e restaurante do Hotel Emiliano, que fica por lá. É muito bonito…

3 de novembro de 2001

Internet Explorer 5.5 Macintosh Edition Beta? iTunes 2 for Mac OS 9?
Pode pegar. Cortesia Mauro Tojo.

2 de novembro de 2001

Essas coisas me deixam revoltado: Um funcionário do Aeroporto de Congonhas em São Paulo ficou preso durante 16 dias numa cela de 12 metros quadrados de uma delegacia com outros 25 presos. Mais detalhes aqui.

Motivo: descobriram pedaços de frango na mochila durante a revista que os superiores fazem nos funcionários. Ele trabalhava no restaurante do Aeroporto, e detalhe: o alimento que ele havia pego já estava com o prazo de validade vencido.

É triste ver como funciona o esquema judiciário-policial deste país. Coisas como pegar alimentos de loja (muitas vezes por simplesmente não ter o que comer) rendem punições desproporcionais e cruéis, e até mesmo ilegalidades como manter o acusado em cárcere privado e tortura. Lembrem-se de casos como o do Carrefour de Jacarepaguá ou do Shopping Ibirapuera que vocês verão que não é exagero meu.

Enquanto isso, sujeitos que são acusados de desviar milhões de dólares de dinheiro público, como o sr. Paulo Salim Maluf, contam com todas as regalias e direitos de defesa para se manter longe das grades, ou de qualquer outra forma de punição.

Que nojo de ser brasileiro.

1 de novembro de 2001