31 de outubro de 2001

Enlataram minha bebida não-alcoólica preferida.
Lembra daquela tela que aparece quando algum não-usuário so Internet Explorer tenta acessar o MSN?

Parece que ela está causando uns probleminhas à Microsoft...
O que as favelas cariocas e o Afeganistão tem em comum.
Putz, acabei de descobrir que mais uma figura ilustre está no PTB: Arnaldo Faria de Sá, dublê de defensor de aposentados e cartola da Portuguesa. Vale lembrar que ele foi o supersecretário que auxiliou o prefeito Celso Pitta nos últimos meses de sua gestão na prefeitura de São Paulo.
Já falei pra você que eu acho a música "Ray of Light" da Madonna o máximo?

Quanto ao produto que esta música anuncia... bom, deixa pra lá...
Em tempo: eu tenho uma tartaruga.
Só que ela não é chegada em cerveja.
E o dono dela prefere Antarctica...hehehe
Tenho prestado atenção na mais nova fase da campanha publicitária da cerveja Brahma. Vi o mais novo outdoor com a tartauraga cercada por duas beldades de olhares sexy, pelo jeito muito interessadas pelo bichinho. Hoje quando vi este outdoor novamente me lembrei de uma outra campanha, desta vez da Skol (que é da mesma empresa da Brahma, o cart... quer dizer, a holding Ambev) que passou há um ano atrás. O mote era basicamente o seguinte: a garota (e que garota, Luize Altenhofen) cai perdidamente de amores por um feioso ET, o abraça na praia, não se importa em deixar uma festa para voar com ele no disco voador, etc.

O que me faz pensar o seguinte: pode ser que no fundo, a mensagem subliminar que essas propagandas queiram passar é a seguinte: "Você, sujeito (que se acha) feioso e perdedor: se você beber nossa cerveja, conseguirá ficar com o que você mais quer: belas mulheres, daquelas que mal costumam olhar na sua cara quando você está sóbrio."

Como fazer uma campanha exatemente dessa maneira ia ser algo no mínimo constrangedor, substitui-u se a figura do "ugly loser" por algo mais palatável, seja o extraterrestre meigo ou uma esperta tartaruga (que curiosamente, ocupa o lugar de símblo de sabedoria na mitologia indígena brasileira).
A partir de agora, só me resta dizer uma coisa:

EU ACREDITO EM BACKUP.
Ontem eu resolvi o problema no HD do meu Mac. Formatei em modo "Low Level" (no qual TODOS os bits que estão gravados no disco são apagados) e agora ele voltou a rodar... Mac OS 8.1.
FatBoy Slim entrou no palco às 4:00h da madrugada, e começou a comandar as picapes fazendo suas estripulias para a platéia, cheia de modelos, gays, malucos, modernos, maurícios, nerds, famosos, infames e gente (mais ou menos) normal, como eu.

Eu já estava meio cansado por ter dançado quase a noite toda, mas fui até a parte da pista próxima ao palco para conferir tudo de perto. O cara tem uma empatia com o público mesmo, como bom pop star que ele é hoje em dia. E assim ele foi tocando suas tecneiras até as 6:30h da manhã, quando ele fechou o set com uma música bacana do Gorillaz.

Show terminado, saí do Jockey Club e voltei para minha casa, não para dormir, e sim para me arrumar e ir para meu trabalho, onde eu fiquei das 9h até as 19h. Quando voltei para casa já estava bem "baleado", mas mesmo assim, logo após ter visto os telejornais, reuni minhas últimas forças e fui até o encontro do pessoal do Maçãs Selecionadas na pizzaria Margherita, nos Jardins. Lá, além de ter conhecido e conversado com os caras que antes eu conhecia só através de linhas de texto, acabei ganhando uns brindes que foram sorteados...:-)

Saí de lá por volta de 23:30h, e quando voltei para casa fui acompanhar pelo rádio o finzinho do programa Garagem, que terminou às 1:15h, mais ou menos,. Acabei dormindo por volta de 1:50h.

Sem dúvida foi um longo dia...:-)

28 de outubro de 2001

De astral um pouco melhor, cá estou eu, blogando diretamente do Lounge do Free Jazz Festival, prestes a ver o FatBoy Sim...:-)

27 de outubro de 2001

E o que fazer em relação a todas essas coisas? Eu não sei. Eu definitivamente não sei.
Ah, às vezes eu fico cansado de tanta coisa...

Coisas que eu quero e não consigo.
Coisas que eu sonho mas eu não realizo.
Coisas que eu queria ter mas não tenho.
Coisas que eu queria ser mas não sou.
Parece uma coisa...

Primeiro, foi minha placa de upgrade G3, que simplesmente não funcionou. Vou ter que voltar para a loja fazer a troca...

Depois, acontece o seguinte ontem: minha irmã inadvertidamente desligou meu Mac pelo botão de força. Hoje, quando fui ligá-lo pela primeira vez, aparece o ícone do disquete com o ponto de interrogação piscando. Reinicio pelo Disk Tools. Rodo o Disk First Aid. O que aparece:

Problem: Invalid BTree Header, 0, 0
Problem: MountCheck found serious errors
Problem: Volume Bit Map needs minor repair, 4, 53
Problem: Volume Bit Map needs minor repair, 1, 0

Unable to complete repairs. Try repairing the disk again.

The volume "Mac HD" could not be mounted.


Cheguei a rodar o Disk First Aid de novo, mas as mesmas mensagens apareceram. Tenho esperança de que um CD ou disquete do Norton possa resolver esse problema... mas eu não tenho eles aqui.

Legal, né?

26 de outubro de 2001

Meu primeiro post que escrevi num computador rodando Linux foi no McInternet do Shopping Eldorado, durante meu horário do meu almoço.

Fato curioso: era de se imaginar que o McDonald's, o gigante capitalista do fast-food, e a HP, a gigante capitalista da informática (ainda mais agora, com a anexação da Compaq) que fornece os PCs para o McInternet iam se associar à Microsoft, gigante capitalista do software, para fornecer os sistemas operacionais às máquinas. Mas simplesmente não foi isso que aconteceu. O sistema escolhido foi o aberto e gratuito Linux.

Talvez isso tenha uma explicação: segundo o que eu li numa coluna do Elio Gaspari há algumas semanas, o McInternet é idéia de um executivo brasileiro da empresa, e que a princípio sofreu uma resistência de seus companheiros devido aos custos que haveriam na implementação dos postos de acesso à Internet.

Agora, quanto ao nosso governo federal... ah, esse tem bilhões para gastar. Pode se dar o luxo de pagar a conta da instalação do Windows em todas as escolas do Brasil.

25 de outubro de 2001

E aí, Tony, quando é que você vai a usar sua câmera digital de novo?
Não confunda Osama com Osama.

E nem Babi com Babi.
Coisa linda de se ver numa loja de eletroeletrônicos:

Sean Young e Harrison Ford brilhando no DVD de Blade Runner, numa TV de tela plana em wide screen…

24 de outubro de 2001

Estava vendo agora o blog do Danilo, e ele passou praticamente pelos mesmos problemas que eu também havia passado há um tempo atrás (linha instalada mas que não funciona/funciona mal, técnicos dizendo vir num horário e vindo no outro, etc.) quando eu instalei o Speedy.
Já viram o novo layout do Iconfactory?
Ficou sem frames, melhor na minha opinião…

Agora me lembro de uma coisa: lá pelos idos de 1996, 1997, os frames eram a última palavra em desenho de websites. Todo o site tinha que ter uma barrinha à esquerda com os textos rolando à direita.

Hoje em dia a coisa é diferente: de Clodovil até o seu vizinho, todo mundo quer "Sites em Flash"… Por que? Ah, porque é muderrrno…
Bom, pelo menos os frames não lhe exigiam ter a última versão de um plug-in nem demoravam tanto para carregar.
iPod. MP3 Player. Mmmm. Legal. E daí?

Tudo bem esse novo produto da Apple é poderoso e bunitim… tem até o charme das letras em fonte “Chicago” nos menus.

Mas Apple, cadê o iMac tela plana? E o PDA, quando sai?

23 de outubro de 2001

Reparando coisas: o título-da-semana do blog do Mario AV é “All Tomorrow's Parties”, música do Velvet Underground, banda ultra-alternativa dos anos 60 na qual o grande Lou Reed iniciou a carreira.

E no post mais recente dele, há uma alusão ao estilo do artista plástico Andy Warhol na brincadeira que ele fez com o Tourist Guy. E Warhol foi o mentor intelectual de uma banda chamada… isso mesmo, Velvet Underground.
NO VACA. Yes Drop.
O que isso significa?
Mas olha só o que acontece quando quem está no Linux tenta acessar o portal MSN.

Microsoft incompatível com Linux… já deu pra sacar, né?
Boa tarde.
O primeiro post escrito num computador rodando Linux a gente não esquece...
Gute Nacht.
Eu já deveria estar dormindo esta hora…
Mario AV até tinha dito que não, mas ele não resistiu: fez duas colaborações ao mito do Tourist Guy
Como é bom ver isso acontecendo numa segunda-feira de manhã…
Ahhhh… Adriana Recchi.

22 de outubro de 2001

O azul-cobalto do céu da madrugada tem o som de passarinhos cantando. E isso é lindo.

20 de outubro de 2001

Ontem foi o 2o. dia do ataque de Exu Tranca-Rede na minha empresa.

19 de outubro de 2001

Isso é que é menina superpoderosa…:-)

Achei no Tom-B.com.
Carlos Drummond de Andrade era um poeta que sabia usar muito bem a língua.
E-mails não recebidos. Nem enviados.
Usuários logando-se a servidores que não existem.
Computadores absurdamente lentos.
Hubs com comportamento esquizofrêncio.

Ontem foi o dia de Exu Tranca-Rede baixar lá na empresa onde trabalho.

17 de outubro de 2001

Lembra quando eu disse que queria uma placa de upgrade G3? Pois é, comprei uma ontem...:-)
Ah, Sergio, quê isso. Como diriam certos esportistas, “a gente fazemos o que podemos”…

Ah, em por falar nisso, Michelle Hocevar, capa da Macmania 86, pode ser vista num editorial sobre biquínis no Estadão…:-)

16 de outubro de 2001

Ouvi ontem no Garagem uma nova música do Garbage: "Cherry Lips". Bacana. Vou ver se consigo achar essa música por aí...
O PTB, partido que durante a maior parte destes últimos 8 anos fez parte da famosa “base aliada” do governo FHC (e que agora já não dá pra saber mais de que lado ele está), entuchou vários minutos desta noite de segunda-feira com seu horário eleitoral.

Quem apareceu:

Luís Antônio Fleury, ex-governador de São Paulo que entre outras coisas terminou de quebrar o Banespa e o estado, além de estar envolvido no massacre de 111 presos no Carandiru.

Nelson Marchezelli, um dos deputados-mor da bancada ruralista, aquela que odeia preservação do meio ambiente e reforma agrária.

Ricardo Izar, primo de José Izar, vereador que liderou a máfia dos fiscais na adminsitração Celso Pitta (valeu pelo toque, Marcelo Oliveira);

Coronel Ferrarini, integrante da “linha dura” da PM de São Paulo.

Sem contar o auxílio luxuoso de Paulinho da Força Sindical, central que foi criada por Luís Antônio de Medeiros, aquele das viagens...

Todos eles falando de suas grandes realizações e idéias.
Todos eles pedindo para você se filiar ao PTB.
Todos eles dizendo querer um Brasil melhor.
Todos eles apoiando... Ciro Gomes.

15 de outubro de 2001

Perigo, perigo:
O Paquistão possui bombas atômicas.
Perigo, perigo:
Segundo pesquisa, 82% do Paquistão apóia o Taleban, e 82% consideram Osama bin Laden um "guerreiro sagrado."
Pelo jeito as informações oficiais do governo paquistanês sobre os protestos nas ruas daquele país não estavam assim tão corretas.
Faço minhas as palavras de Ale Boëchat:

“O Guilherme Fontes foi inocentado pelo Tribunal de Contas da União das acusações de gatunagem na produção do seu filme épico Chatô. E ainda foi liberado para captar mais dinheiro para concluir sua obra.

É por essas e outras que o Brasil me é tão querido. Um país onde a justiça e a verdade sempre triunfam. Como eu estou mais tranqüilo agora.(…)”
Uma mulher tão bonita como a Márcia Maróstica não merece um site como este.

14 de outubro de 2001

Novidade! Agora as imagens dos meus posts antigos que estavam inacessíveis no famigerado servidor de site pessoais do UOL agora estão acessíveis através do servidor do ABAV (thanks!). Agora você poderá ver tudo corretamente, inclusive coisas como um pau de tela impressionante que aconteceu no meu Mac há um tempo atrás…

13 de outubro de 2001

Ah! O blog do José Vicente, Evasão de Privacidade, está de endereço novo. Apareçam por lá…
O poder do jabá: só agora a Macy Gray está tocando nas FMs, até nas “rádio rock” por aí.
Detalhe: os ingressos para o show dela no Free Jazz ainda não se esgotaram...
Já percebeu que há mais ou menos 5 anos não se ouve falar da morte de nenhuma celebridade por causa da AIDS? Esse período coincide quase exatamente com a descoberta dos remédios que compõem o coquetel anti-HIV que é usado hoje no tratamento da doença.

12 de outubro de 2001

Só vou achar alguma graça no Windows quando ele permitir que se troque os ícones de pastas e arquivos, assim como no Mac OS.
É Carbúnculo, Antraz ou Anthrax? É Terrorismo, mesmo.
As aventuras de Ian McCulloch no Brasil.
Estou neste feriado em casa, e à tarde fui dar uma olhada na TV. Acompanhei uma boa parte do programa de debate entre garotas da MTV, o “Meninas Veneno”. O tema era: “Quem deve pagar a conta?”

Fora uma ou outra voz dissonanate, a conclusão que eu pude tirar a partir do que vi e ouvi das garotas foi o seguinte: “Eu não saio/nem dou atenção a homens que tenham menos grana do que eu e/ou que não sejam cavalheiros.” “Cavalheiros”, enetenda-se aí, é o cara que, além de se portar educadamente, paga as contas.

Noutro trecho do programa, Marina Person perguntou a respeito de quem deve pagar a conta do motel. As garotas responderam em uníssono: “O homem, claro!”, como se fosse algo absurdo perguntar algo que para elas é tão óbvio.

Agora me lembrei de outro programa que eu assisti nesta quarta-feira, também da MTV: no Erótica, Tathiana Mancini e Jairo Bouer lançaram no ar duas perguntas: “O que vocês acham da mulher tomar a iniciativa numa aproximação?” e “O que vocês acham das mulheres que fazem sexo logo de cara, seguindo aquilo que elas sentem?”. As respostas de muitos foram: “Ah, a mulher é diferente, ela não deve fazer isso, ela tem uma imagem a preservar...”
Imagem do quê, cara pálida?

E é aí que eu me pergunto:

Onde foi parar a verdadeira revolução sexual?

Onde foi parar a luta pela verdadeira igualdade entre homens e mulheres?

10 de outubro de 2001

Para os “Network Time Servers” da Apple, nós aqui no Brasil já estamos no horário de verão…

Para que não entendeu o que está escrito acima: os NTS da Apple são computadores que “sintonizam” automaticamente a data e hora nos Macintoshes quando eles estão conectados à Internet.
Olha essa: achei mais um ensaio caliente que Fernada Lima fez na Itália, desta vez para a revista Maxim.
Sabe quem é a moçoila que aparece na foto de abertura do blog do Nando? Sim, ela mesma: Angelina Jolie, num ensaio que ela fez para a revista Rolling Stone durante este ano.

Ops, correção(10/10/2001): a moçoila mudou. Agora é a Yok… quer dizer, John Lennon, que fez aniversário.
Sergio, bem que eu tentei achar na Web alguma coisa a respeito daquela apresentadora do SPTV que você achou super-bonita, mas acabei não encontrando nada de substancial.

Agora fiquei sabendo que a jornalista em questão é a Priscila Brandão, e finalmente ligo o nome à pessoa. Eu já a conhecia antes na TV, e acredite, ela a maior parte do tempo atuou (pelo menos até agora) como repórter de rua, tendo que muitas vezes enfiar, literalmente, o pé na lama…

7 de outubro de 2001

O suor na testa do Tony Blair durante o pronunciamento que ele fez hoje já diz tudo.
There Is No Alternative To War.
Lúcio Ribeiro é um homem de coragem. Tocou Britney Spears em plena pista alternativa do DJ Club.
Cocadaboa deu o toque:

Fernanda Lima, quando trabalhava como modelo na Itália, fez umas fotinhos… nua.

Confira nestes links aqui.

6 de outubro de 2001

Fui conferir ontem o novo Bar Açaí, que continua na Nova Faria Lima, só que agora mais próximo da Vila Olímpia. Ficou maior, mais bonito, mais suntuoso, mas perdeu aquele certo ar de boteco que a versão “1.0”, que ficava na esquina com a R. Tabapuã, tinha. Infelizmente.
Dando uma olhada nas estatísticas do SiteMeter, descobri um sujeito que veio parar neste blog pesquisando no Google “como conquistar mulheres em 5 minutos”.
Ah, se eu soubesse como fazer isso...:-)
Quando este blog tiver uma reforma no layout, eu acendo uma vela para Nosso Senhor do Bonfim.
Ou não.
- Não quero nada em particular, o que vier é lucro.

5 de outubro de 2001

Belle & Sebastian e FatBoy Slim no Brasil: agora, só na mão dos cambistas…
A (pretensa) sofisticação na linguagem acaba às vezes entupindo o fluxo da informação.
Isto é Brasil: Ricardo Mansur foi solto.
Tudo bem que o Nemo Nox já falou sobre isso no blog dele, mas mesmo assim posto para assinar embaixo: o artigo do Ricardo Bonalume Neto na Revista da Folha desta semana é ótimo.
Gilberto Dimenstein mandou bem: A lista da revista Veja revela o apartheid social.
Anjos Proibidos, livro de fotos de modelos adolescentes do fotógrafo Fábio Cabral, completou 10 anos de não-lançamento.

2 de outubro de 2001

“É tipo que nem o Internet Explorer, só que é da Microsoft.”

Juro que eu ouvi isso hoje de uma das demonstradoras gostosas vestidas de borboleta que estavam (tentando) divulgar e explicar o MSN Explorer, lá no Shopping Eldorado.
Bom, o que eu fiz hoje?

. Trabalhei;

. Passei no Café Design da Tok & Stok;

. Fui à Fnac para comprar ingressos para o Free Jazz. Na noite em que vai se apresentar FatBoy Slim. Antes disso, passei pelo setor de tecnologia ver os objetos do desejo para nerds: vários palms, vários acessórios para palm, computadores, portáteis, com os Macintoshes ocupando lugar de destaque.

Vou até o setor de revistas. Descubro que a Revista de Criação (do grupo M&M) agora é vendida “avulsa”. Vejo as revistas de moda. Harpers Bazaar com a atriz Kate Blanchett bonita e elegante na capa. Folheando a Vogue alemã, descubro que esta edição é muito descontraída e moderna, com editoriais bacanas...
Inclusive um que mostra Ana Claudia Michels, muito linda; ela está também na capa.

Quando vou ao setor de discos, vejo João Gordo circulando perto do Fran's Café. Eu o encaro, ele me encara, e cada um vai pro seu lado. Ele em direção ao setor pelo qual comecei, dar uma conferida nas traquitanas techs, eu acho.

Desço, compro o ingresso, dou mais umas circuladas e vou até o Fran's Café tomar uma Coca-Cola. Numa mesa próxima a minha, três caras com “composites” de modelos e agendas nas mãos, discutem qual seria a melhor modelo para estrelar um determinado ensaio fotográfico. Pelo que deu para sacar, eles vão fazer um trabalho para a revista VIP.

. Volto para casa. Ligo meu Mac. Pego meus e-mails. Vejo meus sites preferidos de sempre na Web. Começo a blogar.
E ontem?

. Trabalhei;

. Voltei pra casa;

. Contrariando o “bom senso”, eu desafiei a tempestade e saí de casa às 22:00h rumo aos estúdios da Brasil2000 FM. Era uma causa nobre.

. Encharcado, chego ao estúdio na Pompéia (e que tem uma vista incrível da cidade) às 23:10h. Lá me fazem companhia mais alguns perseverantes. Estava no ar o programa Garagem, com um convidado especial.

. Meia hora depois, um cara me chama para subir ao estúdio. E acabo falando, em pleno ar, com Ian McCulloch, vocalista do Echo and the Bunnymen. Depois de um depoimento emocionado, eu consigo, além do CD “Crocodiles” autografado, uma foto ao lado de um cara que eu comecei a ouvir no rádio desde os meus tempos de escola. Sensacional.